revista ret-sus

A Revista RET-SUS traz boas notícias. Na matéria de capa, você conhecerá os últimos dados sobre emprego divulgados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em janeiro deste ano, que revelam um aumento do número de postos de trabalho em todo mundo e uma maior força na economia dos países menos desenvolvidos. Segundo o relatório da OIT, em 2008, o mercado de trabalho deverá absorver ainda mais trabalhadores. E o setor que mais emprega é o de serviços, que inclui a saúde.

O relatório da OIT também revela que a economia dos países em desenvolvimento está mais forte e que uma crise nas economias desenvolvidas já não afeta todo o mundo. Um exemplo é o fato de a crise imobiliária dos Estados Unidos não ter afetado diretamente o resto do mundo, o que mostra que a economia de cada país está se sustentando internamente.

Na reportagem, você também conhecerá as pesquisas sobre emprego no nosso país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cresceu o número de empregos com carteira assinada. No Sistema Único de Saúde (SUS), mais trabalhadores foram contratados formalmente. E, com o Mais Saúde (PAC da Saúde), lançado em dezembro do ano passado pelo Ministério da Saúde, novas vagas devem surgir até 2011.

A tendência positiva do mercado de trabalho não quer dizer que os problemas foram extintos. O desemprego ainda é muito alto e o trabalho informal tem grandes proporções, principalmente no setor de serviços.

Na seção Entrevista, Gerson Penna, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, fala da importância da efetiva integração entre as equipes da Estratégia Saúde da Família e as equipes de vigilância em saúde, analisa a formação dos profissionais de vigilância e fala sobre os vínculos de trabalho dos agentes de combate a endemias (ACE) e dos agentes comunitários de saúde (ACS). Além disso, ele revela que a febre amarela está longe de ser uma epidemia urbana. O secretário explica que é muito difícil a doença voltar para as cidades, de onde foi extinta em 1942.

Continuando nossa série sobre os 20 anos do SUS, na seção Especial você saberá qual foi a importância da 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986 em Brasília (DF), dois anos antes da promulgação da nova Constituição Federal, também conhecida como Constituição Cidadã. Na matéria, Arlindo Gómez e Sarah Escorel, militantes da Reforma Sanitária, contam quais foram as principais resoluções da 8ª CNS e como os participantes da Conferência ajudaram a construir o que hoje conhecemos como diretrizes do SUS.

Na próxima matéria da série, você conhecerá a Constituição propriamente e saberá como a saúde e a educação são tratadas no novo texto.

Em ETSUS Pesquisa, uma matéria sobre o artigo de Lêda Hansen, diretora técnica do Centro de Formação Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manuel da Costa Souza (Cefope), do Rio Grande do Norte, sobre a integralidade na formação dos profissionais de saúde de nível médio. A pesquisadora teve seu trabalho publicado no livro “Saúde Bucal Coletiva: implementando idéias...concebendo integralidade”, lançado no dia 25 de janeiro no Congresso de Odontologia de São Paulo.

No mais, na seção Aconteceu nas ETSUS, muitas notícias sobre o andamento dos cursos das Escolas Técnicas do SUS de todo país. Você saberá, por exemplo, que a Escola Técnica do SUS de Tocantins, primeira ETSUS a formar os agentes comunitários de saúde (ACS) no segundo módulo do curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, vai iniciar agora o último módulo do curso, completando a formação de todos os ACS do estado, terminando o itinerário formativo proposto pelo Ministério da Saúde.