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Nesta edição da Revista RET-SUS, a matéria de capa fala sobre o Programa Saúde da Escola (PSE), que deverá ser lançado em junho deste ano. Trata-se de uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Saúde para levar promover a saúde dentro das escolas. Participarão desse programa, a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e os professores da rede básica de ensino. Na reportagem, Jaqueline Moll, diretora de educação integral, direitos humanos e cidadania da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC), e Claunara Schilling, diretora-substituta do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (DAB/SAS/ MS), explicam como foi o trabalho interministerial, que começou em abril de 2007, e apontam as principais diretrizes do PSE. A reportagem também conta como os estados do Rio de Janeiro e de Fortaleza já trabalham com a saúde escolar.

Na seção Especial, que até outubro contará a história dos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Constituição Federal Brasileira, a ex-deputada constituinte Rita Camata (PMDB-ES), hoje ainda deputada federal, conta como foram as discussões do que foi chamado por Ulysses Guimarães, presidente da Assembléia Nacional Constituinte, de “Constituição Cidadã”. O jurista Dalmo Dallari, membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e Renato Lessa, professor de Teoria Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), explicam como foi a participação popular na elaboração do texto. Na entrevista do mês, Dermeval Saviani, doutor em filosofia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e autor de vários livros, fala sobre um possível Sistema Nacional de Educação, conta como foi o contexto de aprovação do texto da nova Lei de Diretrizes e Bases e diz por que pensa que vale a pena uma formação politécnica num sistema capitalista.

O Espaço do Aluno é sobre o trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS) do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Cortez (CEEPS/PI), que se esforçam para controlar a hipertensão da comunidade de São Joaquim.

Nas últimas páginas, para recortar, o ABC da Saúde e da Educação que, nesta edição, explica o conceito de integralidade. Falam sobre o assunto Roseni Pinheiro, coordenadora do Laboratório de Pesquisa de Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis /IMS/UERJ), e Ruben Mattos, coordenador adjunto do Lappis. Eles dão exemplos práticos de como a integralidade está presente nos serviços de saúde. Além disso, Marise Ramos, doutora em Educação e coordenadora da pós-graduação em educação profissional em saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), explica como o conceito pode ser aplicado ao ensino profissional.

E, como sempre, na seção Aconteceu nas ETSUS, a divulgação das atividades de todas as Escolas Técnicas do SUS.