revista ret-sus

Esta edição da Revista RET-SUS traz em primeira mão para você uma entrevista exclusiva com o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Entre outros assuntos, o Ministro vai falar sobre o lugar da formação dos trabalhadores de nível médio no PAC Saúde – Mais Saúde, sobre a Fundação Estatal, o Profaps e o Telessaúde como importantes iniciativas do Ministério de valorização dos trabalhadores do SUS. Alémdisso, ele faz um balanço desses 20 anos de Sistema Único de Saúde no Brasil.

No Espaço do Aluno, você vai ver como três técnicas em saúde bucal, formadas pela Escola Técnica de Blumenau, e uma agente comunitária de saúde transformaram sua prática profissional através do teatro e da música, formando um grupo de teatro interdisciplinar que, além de levar educação e informação em saúde para diferentes usuários do SUS, ainda discute e reflete sobre sua prática profissional.

Uma matéria sobre o Congresso dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), que aconteceu em abril em Belém do Pará, traz em destaque, além dos principais temas discutidos nos quatro dias de reunião (integralidade e intersetorialidade, redes de saúde, financiamento do SUS e Amazônia Legal), as duas oficinas que aconteceram no congresso tendo como tema a gestão do trabalho e da educação na saúde: ‘Papel do Estado na Ordenação da Formação na Área de Saúde’ e ‘Gestão do Trabalho e a Contratação da Força de Trabalho na Saúde’.

A matéria de capa é a cobertura completa da 7ª Reunião Geral da RET-SUS. A Reunião, que aconteceu em Cuiabá, Mato Grosso, nos dias 11, 12 e 13 de junho, tratou de assuntos como educação permanente, telessaúde, certificação e avaliação por competência, formação docente e Programa de Formação na Área de Educação Profissional em Saúde (Profaps). Ao final do encontro, as Escolas reuniram-se em grupos de trabalho sobre cada tema para pensar nas perspectivas, desafios e estratégias que ampliarão sua capacidade de atuação não só no que diz respeito à qualificação dos trabalhadores técnicos do SUS e de seus docentes, que são também trabalhadores do SUS, como também na gestão do sistema.

Nessa Reunião, foi anunciado também que as funções e atividades da Secretaria Técnica da RET-SUS, desde o ano de 2000 sob a responsabilidade da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), foram transfe-ridas para a Coordenação de Ações Técnicas do Deges/SGTES/MS.

Esta é a última edição da Revista RET-SUS editada pela EPSJV. Gostaríamos de agradecer a vocês, leitores, que nos acompanharam todo esse tempo participando conosco desse grande desafio que é o de consolidar a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS) como uma rede de educação profissional em saúde.