revista ret-sus

Esta edição da Revista da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS) marca a retomada de uma importante e fundamental via de comunicação e fortalecimento da Rede. Nesse sentido, sua perspectiva mantém a visão de rede aberta, que permite o compartilhamento das informações e favorece a formação de uma cultura de participação, de cooperação e de co-responsabilidade, mas também de autonomia.

Neste momento de retomada, vale lembrar que as ETSUS passaram a se organizar em rede a partir de 2000, por meio da Portaria Ministerial nº 1.298, publicada em 29 de novembro daquele ano. Durante essa trajetória de articulação, buscou-se, continuamente, o desenvolvimento de um processo de captação, articulação e otimização de energias, recursos e competências capaz de gerar um sistema de relacionamentos que organiza indivíduos e instituições, de forma igualitária e democrática, em torno de um objetivo comum de caráter público.

O novo projeto editorial da Revista RET-SUS incorpora novas seções, que buscam disseminar, discutir e contextualizar o protagonismo das Escolas na concretização da política nacional de educação profissional, problematizando jornalisticamente temas que subsidiem seu trabalho, sua história e seu papel de formar trabalhadores de nível técnico a partir das necessidades sociais e técnicas e das realidades locais e regionais.

Os destaques desta edição começam pela matéria de capa que discute o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) que, dentro da estratégia do 'Mais Saúde – Direito de Todos (2008-2011)' é considerado como diretriz para a ampliação e a qualificação da força de trabalho em saúde, caracterizando-a como um investimento essencial para a perspectiva de evolução do SUS. Já a nova seção 'Em Rede' traz duas matérias que abordam ações compartilhadas pelas ETSUS. Uma delas aprofunda o Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Infantil Nordeste/ Amazônia Legal, enquanto a outra, relata a realização da oficina de trabalho da Comunidade de Países de Língua Portuguesa que teve como objetivo analisar as necessidades de formação técnica na área de enfermagem nos Países de Língua Oficial Portuguesa. A criação do Centro Formador de Recursos Humanos de Pessoal de Nível Médio para a Saúde de Pariquera-Açu é contada na seção 'Escola em foco', que resgata sua história de luta pela formação técnica em saúde no Vale da Ribeira.

Finalmente, a Revista traz uma entrevista com a enfermeira Izabel dos Santos, que ao longo de mais de 20 anos liderou e viabilizou o movimento de criação de condições infraestruturais e permanentes para a qualificação profissional de nível técnico em saúde – as nossas Escolas Técnicas – que atuam no sentido de contribuir para a efetivação da política nacional de saúde, referenciando a formação aos princípios e diretrizes do SUS e articulando-a aos serviços de saúde, numa concepção que considera a interação escola-serviço-comunidade como fator essencial e indispensável ao processo de formação.

Esperamos, com esta edição e com todas as demais que se seguirão, fortalecer os debates em torno da educação profissional em saúde, garantindo que a Revista seja mais um instrumento de divulgação e mobilização de idéias do campo.