revista ret-sus

Neste segundo número da Revista RET-SUS, editado após a retomada dos canais de comunicação da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde, a discussão sobre o processo de formação perpassa as principais matérias. É o caso da capa, que faz uma abordagem histórica da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, instituída em 2004. Suas possibilidades, avanços e desafios são descritos à luz do processo de regionalização, que experimentou uma grande aceleração a partir da segunda metade da última década.

O texto explicita o papel relevante que as ETSUS vêm desempenhando no fomento das discussões em seus estados, seja por meio da participação nas Comissões de Integração Ensino-Serviço, seja a partir de sua atuação nos Colegiados de Gestão Regional, onde têm contato mais próximo com os gestores municipais e suas demandas.

É também na chave da formação que a RET-SUS anuncia uma grande mudança para os povos indígenas. Trata-se da criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena, no âmbito do Ministério da Saúde, que em seis meses passará a ser integralmente responsável pela atenção à saúde nas 4.774 aldeias espalhadas em 615 terras indígenas que, juntas, representam 12% do território nacional. O novo órgão poderá facilitar o diálogo com as ETSUS que se dedicam - há muito - a formar trabalhadores indígenas capazes de atuar na prevenção e atenção em saúde para essas populações, nos locais mais remotos do país.

E falando em grandes distâncias e grandes desafios, você vai saber um pouco mais sobre a entrada da RET-SUS na cooperação multilateral estabelecida após o grande terremoto do Haiti. A primeira equipe de professores brasileiros composta por enfermeiros da Coordenação Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde da SGTES/MS, da Escola Técnica do SUS Bahia Prof. Jorge Novis e do Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha/Paraná já está em Porto Príncipe. Essa equipe atuará na formação de agentes comunitários de saúde do Haiti, que se iniciará no dia 25 de outubro.

Transformação é a palavra-chave para descrever o relato trazido pela nova seção da Revista RET-SUS: foi a educação que transformou a trajetória de Andréa de Oliveira Pereira Barros, hoje docente Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão. Vale a pena conferir!

Na seção ‘Aluno em Foco’ você vai conhecer uma pesquisa feita pelos alunos do curso Técnico em Vigilância em Saúde do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez sobre um tema bastante atual: a violência contra a mulher. O cenário da investigação é Picos, município da caatinga piauiense, mas os resultados podem expressar a realidade de qualquer outra cidade do país.

Finalmente, os 50 anos da capital do Brasil se confundem com a história da educação profissional de nível médio em ‘Escola em Foco’, que traz a história da Escola Técnica de Saúde de Brasília que, em uma metade de século, formou e qualificou mais de 6.062 trabalhadores.