revista ret-sus

Todos aqueles que dedicam as suas vidas à educação profissional em saúde estão de luto pela perda de uma de suas maiores referências. Izabel dos Santos nos deixou no dia 1º de dezembro, deixando também atrás de si um rico legado de lutas que foram sempre orientadas por uma certeza: educação é inclusão social. Por tudo isso, a Revista RET-SUS não poderia deixar de prestar uma homenagem a essa mulher forte que acreditava no “processo histórico” – conforme disse em sua última entrevista, publicada em nossa edição de setembro – e por isso mesmo não esmorecia diante das dificuldades. À Izabel dos Santos, grande mestra da arte de viver, que, com humor, amor e uma sensibilidade afetiva que é privilégio de poucos, nos deixou um exemplo de esperança, de luta ousada e incansável pela dignidade humana, dedicamos esta revista. O exemplo dela nos estimula a seguir adiante, acreditando que mudar é possível.

Ainda nesta edição bimestral, a matéria de capa busca fazer um retrato do atual momento da educação profissional no que diz respeito à produção de material didático. Iniciativas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) dão continuidade ao preenchimento de uma persistente lacuna histórica, incentivando a formação de uma nova geração de autores para a área e a produção coletiva de livros e recursos multimídia de qualidade que instiguem a reflexão e o espírito crítico nos alunos. A reportagem também registra as expressivas experiências das Escolas Técnicas do SUS na elaboração de seus próprios materiais.

De forma complementar, esta edição traz ainda um relato das Oficinas do Profaps, que de agosto a novembro deste ano trouxeram novo fôlego à Rede de Escolas Técnicas do SUS, que pôde debater conjuntamente estratégias para o desenvolvimento dos cursos de Citopatologia, Hemoterapia, Radiologia e Vigilância em Saúde, considerados prioritários pela Comissão Intergestores Tripartite neste primeiro momento do Programa. Ainda na seção ‘Em Rede’, você vai poder conhecer melhor o Telessaúde e saber porque este programa criado em 2007 pode ser uma estratégia interessante para as ETSUS.

Os principais desafios da esfera municipal na consolidação do Sistema Único de Saúde e, particularmente, na gestão do trabalho e da educação na saúde podem ser conferidos na entrevista com o presidente do Conselho Nacional das Secretariais Municipais de Saúde (Conasems), Antonio Nardi, que falou ainda sobre o fortalecimento das Escolas Técnicas do SUS. Já na seção ‘Especial’ um relato do que aconteceu no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manuel da Costa Souza (CEFOPE) durante o IV Seminário de Educação Profissional, que teve como foco a avaliação dos seus 26 anos de trajetória.