revista ret-sus

A criação da Rede de Escolas Técnicas do SUS, em 2000, é o marco inconteste de uma história de lutas, persistência e dedicação de gente que fez da defesa da profissionalização de nível médio na área da saúde a bandeira de uma vida. Tendo atrás de si um acúmulo de esforços no sentido de criar, consolidar e fortalecer escolas e centros formadores públicos, o nascimento da Rede é desses exemplos que mostram que, em meio a contradições, sempre haverá caminhos apontando para grandes avanços sociais.

Nesta edição comemorativa, a Revista RET-SUS resgata uma parte dessa trajetória, que começa na década de 1960 com o ascenso da agenda de qualificação dos trabalhadores de nível elementar e médio. Esse é o assunto da primeira matéria, que se detém na criação do Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde – PPREPS – para examinar as origens e objetivos do Programa de Formação em Larga Escala de Pessoal de Nível Médio e Elementar para os Serviços Básicos de Saúde, idealizado e coordenado por Izabel dos Santos, militante histórica da Saúde que esteve envolvida em praticamente todas as ações de profissionalização de nível médio para a área.

A Revista também presta uma homenagem especial ao Projeto Escola de Nível Médio, considerado por muitos o verdadeiro embrião da RET-SUS. Resultado de uma parceria entre Organização Pan-Americana de Saúde, Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, pode se dizer que o projeto de cooperação – que envolveu dez escolas e centros formadores e teve coordenação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – foi o início de um trabalho que em cinco anos se ampliaria.

Outro fator essencial para a união de esforços em torno da criação da Rede foi o Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem (Profae). Essa estreita ligação é explicada na terceira matéria da revista, que também traz depoimentos de figuras históricas da RET-SUS.

Já criada, a Rede viveu momentos especiais com o surgimento da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, da Política Nacional de Educação Permanente e, mais recentemente, do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) e, por isso, duas matérias desta edição repercutem essas iniciativas.

Em seguida, o futuro da Rede é avaliado por quem mais entende do assunto. Na ‘Entrevista’, as cinco representantes regionais das Escolas Técnicas e Centros Formadores do SUS na Comissão Geral de Coordenação da RET-SUS também fazem um balanço dos últimos dez anos. Adiante, a importância da comunicação é assunto de uma matéria que conta o porquê da criação da Revista RET-SUS e do site. Por fim, em um encarte especial, você vai poder percorrer uma linha do tempo com datas importantes da história da educação profissional em saúde na seção ‘Aconteceu na história’.