revista ret-sus

Cruzando os dados mais recentes divulgados por duas pesquisas importantes no universo da saúde e da educação – AMS, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Censo Escolar, feita anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – a matéria de capa dessa edição busca fazer uma interseção entre o presente momento da educação profissional e do mercado de trabalho em saúde para profissionais de nível médio.

Os números são bastante expressivos: segundo o Censo, 28,14% dos matriculados da educação profissional estão fazendo a sua formação em cursos exclusivamente vinculados à saúde. Levando em consideração todos os cursos do eixo tecnológico ‘Ambiente, Saúde e Segurança’ esse número sobe para 37%. Reforçando esse cenário, a AMS mostra que em comparação com 2005, houve um acréscimo de 15% nos postos ocupados por auxiliares e técnicos – sendo que o número de vagas para estes últimos mais que dobrou – e um crescimento de 8% no contingente de trabalhadores com ensino médio completo.

A matéria mostra alguns importantes esforços do governo federal no sentido de dar força à expansão do número de matrículas da rede pública. Um deles é o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio pra a Saúde (Profaps), operacionalizado pela RET-SUS, que incentiva a composição de quadros qualificados em áreas estratégicas, como citopatologia, hemoterapia, radiologia e vigilância em saúde. De maneira oportuna, a importância dos gastos sociais do Estado em áreas como educação e saúde é um dos assuntos tratados na entrevista dessa edição pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, que também fala sobre a pesquisa de percepção da população sobre o SUS.

E falando em investimentos públicos, alguns dos impactos positivos dele na formação para a saúde podem ser percebidos pelos depoimentos colhidos na seção ‘Escola em Foco’, que comemora os 21 anos do Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS-SP de Araraquara, que já formou 6.933 trabalhadores e atende a 192 municípios. Também nessa edição você confere o papel das Escolas Técnicas do SUS na formação de conselheiros estaduais e municipais de saúde, pois controle social é o tema da seção ‘Em Rede’.

A experiência dos estudantes do curso Técnico em Saúde Bucal da Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe é contada em ‘Aluno em Foco’, que mostra como, partindo de sua área específica de atuação, os trabalhadores podem construir projetos transversais de intervenção em unidades. Já em ‘Panorama’, você vai conhecer o que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pensa sobre a gestão da educação em saúde.