revista ret-sus

Durante o mês de março, a atual gestão do Ministério da Saúde deu os primeiros passos para a estruturação de redes prioritárias de atenção, linhas de cuidado com ênfase em temas que apareceram já durante a campanha da presidenta Dilma Rousseff ao Planalto, como a Rede Cegonha, para a saúde materno-infantil, e o enfrentamento da epidemia de crack, no âmbito da saúde mental. Na matéria de capa, você encontra uma apresentação dessas iniciativas e também um panorama do que vem sendo discutido no contexto mais geral da implantação de redes de atenção à saúde. Além disso, a matéria traz duas experiências interessantes de formação desenvolvidas por Escolas Técnicas do SUS no contexto das redes.

O primeiro ano do projeto de cooperação técnica entre Haiti, Brasil e Cuba é tema da seção ‘Em Rede’, que resgata o projeto de formação de trabalhadores haitianos que vem sendo desenvolvido pela Coordenação de Ações Técnicas em Educação na Saúde com participação de escolas da RET-SUS.

O entrevistado desta edição é o novo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Milton de Arruda Martins. No centro da conversa, que contou com a participação da coordenadora-geral de Ações Técnicas, Clarice Ferraz, estão os desafios identificados por ambos na gestão do trabalho e da educação na saúde e, especialmente, o papel da RET-SUS na agenda estratégica do Ministério da Saúde.

Já a seção ‘Escola em Foco’ traz duas histórias, cada qual comemorando uma vitória importante. No Pará, dois meses depois de completar cinco anos de fundação, a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde Dr. Manuel Ayres se tornou unidade orçamentária, conquistando autonomia para, por exemplo, adquirir bens e serviços e pagar a hora-aula de docentes e colaboradores. Já a Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) mudou de endereço e agora dispõe de uma estrutura compatível para expandir cada vez mais suas atividades de formação no SUS.

Por fim, diretamente de Brasília de Minas, município com pouco mais de 31 mil habitantes ao norte do estado mineiro, você vai conhecer uma bonita história de dedicação à saúde pública. Ex-aluno da Escola Técnica de Saúde da Unimontes do curso Técnico em Gerência em Saúde, Antônio Luiz Alves Cardoso conta porquê a formação foi o primeiro passo para sua trajetória no SUS.