revista ret-sus

Na última semana de abril, mais de duas centenas de pessoas se reuniram em Brasília para discutir os rumos da educação profissional de nível médio em saúde e, mais especificamente, o fortalecimento da Rede de Escolas Técnicas do SUS. Durante os três dias do Seminário Nacional do Profaps, conferências e mesas-redondas se debruçaram sobre aspectos fundamentais para uma melhor compreensão do papel que as ETSUS desempenham no Sistema Único de Saúde, compartilhando vivências e pontos de vista que apontam para a importância da integração entre a saúde, a educação e o trabalho. Você encontra a cobertura completa do evento na matéria de capa dessa edição.

O enfretamento do problema da violência no trânsito e a importância da formação e qualificação adequada para os profissionais que atuam nos serviços de urgência e emergência, como UPAs e Samu, é o assunto de uma das matérias da seção ‘Em Rede’. Do Tocantins ao Rio Grande do Sul, você vai conhecer as ações de várias ETSUS para preparar esses trabalhadores.

A segunda matéria da seção fala sobre mudanças que estão sendo implementadas pela Paraíba no âmbito da formação e da educação permanente, abordando especialmente o papel fortalecido do Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR) nesse novo contexto.

Nosso entrevistado do mês é o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, que além de falar dos avanços alcançados pela educação profissional de nível médio nos últimos anos, contextualizou o que se aponta como futuro, com a premente instituição do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – ressaltando a importância da área da saúde e da RET-SUS.

A ‘Escola em Foco’ dessa edição acaba de completar a maioridade. Você vai conhecer melhor a história da Escola Técnica de Saúde do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros, que investe no tripé ensino-pesquisa-extensão para qualificar o SUS.

Na seção ‘Aluno em Foco’, ficamos sabendo mais sobre uma experiência recente da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha que, no Acre, tem investido na realização de atividades que permitam aos alunos uma abordagem criativa do Sistema Único de Saúde.