revista ret-sus

É ano de grandes eventos para quem acompanha o setor da saúde e o maior e mais importante deles – a 14ª Conferência Nacional de Saúde – acende os debates em torno do SUS. Um bom exemplo dessa efervescência de ideias pôde ser visto por quem esteve em Brasília entre 9 e 12 de julho e participou de mais um congresso do Conasems, o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. As quase cinco mil pessoas que por lá passaram, dentre gestores de todas as esferas, profissionais da saúde, pesquisadores, estudantes e jornalistas, tiveram a oportunidade de ver de perto para onde se encaminham as principais discussões da área, que vão desde o sempre candente tema do financiamento estável e suficiente para o SUS até as políticas de gestão do trabalho e da educação, que ganham importância crescente sob a ótica da construção das redes de atenção e do fortalecimento das regiões de saúde. Esses e outros assuntos você acompanha na capa desta edição, que traz ainda uma entrevista com o relator da 14ª, conhecido militante da Reforma Sanitária Brasileira, Gastão Wagner de Sousa Campos.

No âmbito do que acontece na RET-SUS, você vai ler uma matéria sobre as oficinas promovidas para discutir os planos curriculares dos cursos técnicos de Vigilância em Saúde, Radiologia e Hemoterapia. Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte foram palco de debates que, sem dúvida, enriquecerão formações tão importantes para os serviços de saúde e para a população.

A seção ‘Escola em Foco’ ganha outra dobradinha, boa oportunidade para conhecer duas das mais antigas instituições da nossa rede. Aos 65 anos, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais teve uma parte de sua história resgatada, assim como a Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão, com seu um quarto de século.

Também nesta edição vale a pena conferir a trajetória de um ex-aluno que se tornou professor da Escola Técnica do SUS Blumenau. Já na seção ‘Panorama’, a mais recente pesquisa da Fundação Getúlio Vargas traz boas notícias sobre a ascensão econômica das famílias brasileiras.