revista ret-sus

A matéria da capa desta edição interessa a todos que trabalham ou têm interesse nos assuntos relacionados à educação profissional técnica de nível médio, extrapolando a esfera de discussões mais específicas promovidas pela Rede de Escolas Técnicas do SUS. O tema é a tramitação da proposta de diretrizes curriculares nacionais para a formação dos professores da educação profissional, que estão sendo debatidas há pouco mais de três anos no âmbito do Conselho Nacional de Educação. Na reportagem você encontra a história que precedeu o debate em questão e fica a par das diferentes posições envolvidas nas propostas já elaboradas para as diretrizes. Também é uma oportunidade para conhecer algumas experiências de formação docente no campo da saúde.

Se a capa trata de um assunto da educação, pode-se dizer que a entrevista é 100% saúde. Tomando como fio condutor o decreto nº 7.508, assinado em 28 de junho deste ano, que regulamenta a Lei Orgânica da Saúde, a conversa com o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro, explica algumas das principais mudanças que foram promovidas nesses oito meses da nova gestão.

Nessa edição, a seção ‘Em Rede’ traz três matérias. A primeira delas aborda quatro iniciativas locais de municípios e estados que, em parceria com ETSUS, resolveram investir na formação técnica do agente comunitário de saúde. Rio de Janeiro, Recife, Bahia e Roraima juntam-se ao Acre e ao Tocantins, escolas que formaram, juntas, 2,6 mil técnicos em ACS. A matéria traz uma outra notícia importante: a RET-SUS já qualificou nada menos do que 155.498 agentes comunitários!

As outras duas matérias trazem cobertura de eventos: o seminário ‘Povos indígenas educação e saúde’, promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e pelo Instituto Leônidas e Maria Deane, da Fiocruz, onde ETSUS puderam contar suas experiências na formação desse trabalhador e a reunião nacional das ETSUS promovida pela Coordenação de Ações Técnicas em Brasília, que teve como objetivo planejar o fortalecimento da RET-SUS à luz da centralidade estratégica que vem ganhando a formação para o nível médio nas políticas de saúde do país.

As escolas em foco deste número vêm do Nordeste. Ao completar 15 anos da construção de sua sede, a Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis, planeja a abertura de unidades descentralizadas em toda a Bahia, além da construção de um novo prédio. Já a Escola de Saúde Pública do Ceará comemorou o aniversário de 18 anos relembrando seu nascimento, estreitamente ligado com o Programa de Saúde da Família.

Finalmente, depois de se informar sobre as últimas notícias das ETSUS em ‘Aconteceu’, você encontra dados inéditos sobre a alimentação dos brasileiros coletados pela ‘Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil’ do IBGE. Boa leitura!