revista ret-sus

A votação da Câmara dos Deputados na noite de 27 de setembro mobilizou a atenção da militância do Sistema Único de Saúde. Não era para menos: a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que estabelece, dentre outros itens, definições claras do que deve ser considerado gasto em saúde, é um dos projetos de lei mais importantes para a qualificação crescente da gestão da saúde pública. Na matéria de capa, você fica a par do debate em torno da regulamentação, que está intimamente ligado ao estabelecimento de um financiamento estável e ampliado para o SUS. Pesquisadores, congressistas e gestores foram ouvidos pela reportagem, para recuperar história, cenário e traçar perspectivas em torno dessa importante matéria que, agora, tramita no Senado.

Também nesta edição, um panorama completo da regulação do trabalho em saúde é traçado pela diretora do departamento da SGTES que cuida desta área. Denise Motta Dau fala sobre a fundamental articulação entre educação dos trabalhadores e a garantia de que tal esforço de qualificação seja reconhecido e valorizado no SUS, situa os desafios da gestão do trabalho e divulga importantes protocolos e pesquisas, além do prêmio InovaSUS que pretende identificar experiências exitosas na gestão do trabalho em saúde país afora.

Uma dessas pesquisas vai traçar, em dois anos, o perfil da força de trabalho em enfermagem e é tema de matéria especial nesta edição. Outra matéria especial trata da liberação de mais recursos do Ministério da Saúde para o financiamento de ações de educação permanente nos estados e municípios.

Na seção ‘Em Rede’, temos um inequívoco exemplo de articulação interinstitucional. Trata-se da instituição da Subcomissão de Educação Profissional de Nível Médio para a Saúde, que não só une os ministérios da Saúde e da Educação em torno do tema, mas vai além, conclamando Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e Escolas Técnicas do SUS para o debate.

E falando em ETSUS, a seção ´Escola em Foco´ da vez conta a história da Escola de Formação Profissional Enfermeira Sanitarista Francisca Saavedra que completou sete anos atuando no Amazonas na qualificação de trabalhadores do SUS e também da população da capital.

Finalmente, você fica sabendo das últimas novidades da RET-SUS na seção ‘Aconteceu’. Boa leitura!