revista ret-sus

Aguardado durante todo o ano de 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no final de outubro. A grande expectativa que cercou o início do programa se justifica: trata-se do maior investimento em educação profissional e tecnológica já anunciado pelo governo federal. Estão previstos R$ 24 bilhões para a criação, até 2014, de oito milhões de vagas em cursos técnicos e de educação inicial e continuada, conhecidos como cursos FIC. A matéria de capa dessa edição traz informações sobre o programa, que agrega ações já consolidadas no cenário da educação profissional a algumas novidades.

E novo também é um profissional que será cada vez mais demandado pelo Sistema Único de Saúde nos próximos anos. Eu falo do técnico em prótese dentária, que vai atuar no âmbito das ações do programa Brasil Sorridente. Na seção ‘Em Rede’, você fica sabendo mais sobre o contexto em que surge essa demanda e sobre o trabalho das Escolas Técnicas do SUS na área de saúde bucal.

É também ‘Em Rede’ que você acompanha a cobertura do seminário promovido pela Coordenação de Ações Técnicas em Educação na Saúde em outubro. O evento discutiu exatamente a demanda por novas formações, especializações e qualificações na lógica da constituição de redes temáticas, fomentadas pelo Ministério da Saúde e pelos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Falando no assunto, o entrevistado desse número é o diretor de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde (DAB/ SAS), Hêider Pinto, que, dentre outras questões, aborda a importância da articulação entre redes e, operacionalmente, entre regiões de saúde para que o SUS chegue cada vez mais perto e de maneira mais qualificada à população.

Nessa edição, estão em foco três ETSUS. Completando uma década, a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, no Acre, planeja abrir novos cursos técnicos. Já os oito anos da Escola Técnica do SUS Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva, no Maranhão, comemora a data formando sua primeira turma de técnicos. Por fim, a Escola de Formação Técnica em Saúde Izabel dos Santos, no Rio de Janeiro, chega ao 21º aniversário passando por mudanças importantes.

Essa edição também traz um breve relato da Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, que aconteceu em outubro no Rio de Janeiro e, como de costume, reúne as últimas ‘novas’ da rede em ‘Aconteceu’. Boa leitura!