revista ret-sus

Há setenta anos, o Brasil realizou sua 1ª Conferência Nacional de Saúde. O ano passado inteiro foi pontuado pela expectativa da realização da 14ª edição do evento que, desde a histórica 8ª Conferência, em 1986, marca a participação popular na formulação das políticas do SUS. A matéria de capa dessa edição faz um recorte de alguns dos principais temas debatidos em Brasília e é seguida por uma entrevista temática com a coordenadora-geral da 14ª Conferência Nacional de Saúde, Jurema Werneck.

Um dos principais desafios atuais da Saúde Pública diz respeito ao crescente número de pessoas que fazem uso de crack no país. Uma ação articulada, lançada pelo Governo Federal no fim do ano passado, pretende avançar na atenção a essa parcela da população. Trata-se do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, que você vai conhecer melhor na matéria que abre essa revista.

Na mesma seção ‘Em Rede’, você acompanha a cobertura de dois eventos que aconteceram simultaneamente em Brasília dezembro passado. Eu falo do 2º Seminário de Educação Profissional Técnica de Nível Médio para a Saúde e da capacitação para o curso de atualização em exames de mamografia. O primeiro reuniu além de diretores e profissionais das Escolas Técnicas do SUS, representantes das secretarias estaduais de Saúde e membros de comissões de Integração Ensino Serviço (Cies) para debater novas perspectivas de formação técnica no SUS. O segundo é exatamente um esforço no sentido de ampliar essa formação, especializando técnicos em radiologia para qualificar a operação dos mamógrafos espalhados pelo Brasil.

Nossa ‘Escola em Foco’ da vez é o Centro Formador de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza, no Rio Grande do Norte, que completa 28 anos em fevereiro e já foi parte da vida de aproximadamente 18 mil estudantes. Já a seção ‘Aluno em Foco’ aborda um projeto da Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis, na Bahia, que está contribuindo para a formação profissional de alunos vindos de locais com histórico de violência.

Por fim, essa edição traz a ‘Trajetória’ de uma ex-aluna do Centro de Educação Profissional de Saúde da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, em Goiás, que se transformou em docente da instituição. Em ‘Panorama’, você pode verificar os pontos mais importantes da Lei Complementar 141, que regulamenta a Emenda Constitucional 29, enquanto ‘Aconteceu’ traz as notícias da rede. Boa leitura!