revista ret-sus

No dia 16 de fevereiro, o então chefe de gabinete do Ministério da Saúde (MS), Mozart Sales, assumia a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes/MS) e o desafio de avançar em direção ao acesso aos serviços de saúde com qualidade. Em entrevista à RET-SUS, ele traça um panorama das áreas da gestão do trabalho e da educação na Saúde, revela como essas áreas deverão avançar nos próximos anos e avalia as políticas de formação e desenvolvimento profissional para a área. “Os avanços pretendidos e os desafios se juntam em objetivos e plano estratégico que buscam imprimir qualidade às ações e serviços de atenção à saúde”, afirma Sales, na seção ‘Entrevista’.

À matéria de capa desta edição coube o debate sobre a democratização das relações de trabalho, por meio do fortalecimento e da ampliação de mecanismos e espaços de participação, e a valorização dos trabalhadores do SUS, como questões centrais para gestores e trabalhadores do SUS. Os temas permearam o 2º Encontro Nacional de Gestores do Trabalho em Saúde, realizado em Brasília, em fevereiro.

Nesta edição, também, a seção ‘Aluno em Foco’ mostra o trabalho de conclusão do curso pós-técnico em Urgência e Emergência do Centro Formador de Recursos Humanos de Pessoal de Nível Médio para a Saúde, por meio do qual 27 alunos foram avaliados em um simulado de acidente automobilístico.

A primeira instituição de ‘Escola em Foco’ desta revista é a ETSUS Piauí, que completa sete anos neste mês de março, assumindo a missão de formar em técnicos os auxiliares de enfermagem e qualificar os agentes de endemias de todo o estado. Segunda ‘Escola em Foco’, o Cefor Osasco, no dia oito de março, completou 17 anos, afirmando-se um dos principais centros de formação profissional em Saúde do estado de São Paulo.

Na seção ‘Em Rede’, é possível conhecer os objetivos do Curso de Especialização em Gestão Pedagógica destinado às Escolas Técnicas do SUS, do qual participarão 300 profissionais de 35 das 36 ETSUS. A segunda matéria desta seção trata da importância da qualificação dos trabalhadores da Saúde, com foco nos cursos oferecidos pelas escolas técnicas do SUS, no âmbito do Profaps.

Por fim, na seção ‘Aconteceu’, um giro pelas escolas técnicas e centros de formação profissional do SUS, começando pela Escola de Saúde Pública do Ceará, passando pela ETSUS Piauí, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Cefor Assis, em São Paulo, ETSUS Acre e Escola de Saúde Pública do Ceará. Desejamos boa leitura!