revista ret-sus

O profissional desta área tem participação fundamental no diagnóstico de uma lista de doenças infecciosas e não infecciosas. Trata-se do técnico em análises clínicas, foco da matéria de capa desta edição. A reportagem traz a formação técnica nas ETSUS e apresenta as divergências em torno da regulamentação da profissão. Com esta matéria, a Revista RET-SUS pretende preparar uma série de debates em torno de áreas, como a de Análises Clínicas, consideradas estratégicas e prioritárias para a educação profissional e para o fortalecimento do SUS.

A primeira matéria da seção ‘Em Rede’ revela como aconteceu a visita dos profissionais de Saúde do Haiti a Salvador, Bahia, para conhecer os serviços de atenção primária do SUS e a formação dos trabalhadores em saúde, com foco nos agentes comunitários de saúde. Já a segunda matéria apresenta a proposta do Ministério da Saúde de estender a atuação do farmacêutico nas redes de atenção do SUS e como a formação técnica em Farmácia aconteceu na Escola Técnica de Saúde (ETS), da Unimontes, em Minas Gerais.

A edição deste mês traz ainda matéria especial sobre os dilemas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+20, que acontece entre os dias 20 e 22 de julho, no Rio de Janeiro. O evento marca os 20 anos da Eco 92 e os dez anos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável.

Na seção ‘Entrevista’, o coordenador geral de Acompanhamento e Avaliação do Departamento de Atenção Básica, da Secretaria de Atenção à Saúde, Allan Souza, fala sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, que teve sua terceira fase iniciada este mês, e revela que a educação permanente é eixo central do programa.

A ‘Escola em Foco’ de abril é o Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), que comemora 18 anos, se destacando por promover a formação de mais de nove mil profissionais de saúde do estado.

Na seção ‘Aluno em Foco’, destaque para os projetos de intervenção no território, que mudaram as condições de saúde das comunidades locais, apresentados e desenvolvidos por 56 alunos das turmas do Técnico de Vigilância em Saúde de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, no Acre.

Tradicionalmente, a seção ‘Aconteceu’ traz notícias das escolas técnicas e centros de formação profissional do SUS, entre eles, ETSUS Espírito Santo, ETSUS Acre, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Escola Técnica de Saúde de Alagoas, ETSUS do Maranhão, ETSUS Sergipe, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Escola de Saúde Pública do Ceará e Cefor do Rio Grande do Norte.

E, finalizando, a seção ‘Panorama’ trata da última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), do Ministério da Saúde. Boa leitura!