revista ret-sus

A história e a trajetória da Vigilância em Saúde, bem como a formação técnica nas ETSUS, são focos da matéria de capa desta edição, dando sequência a uma série de debates em torno de áreas consideradas estratégicas e prioritárias para a educação profissional e para o fortalecimento do SUS.

Temas de cursos técnicos de instituições da RET-SUS, segurança no trabalho e saúde do trabalhador estão na agenda dos ministérios da Previdência Social, do Trabalho e Emprego e da Saúde, como conta a primeira matéria da seção ‘Em Rede’. A segunda matéria desta seção traz a cobertura do 10º Congresso Internacional da Rede Unida, sediado no Rio de Janeiro, entre os dias 6 e 9 de maio. Entre os destaques do evento estiveram a formação técnica dos agentes comunitários de saúde e a necessidade de ampliação das Escolas Técnicas do SUS.

A edição deste mês traz também a cobertura do ‘Seminário Internacional: Atenção Primária à Saúde’, realizado em Brasília nos dias 24 e 25 de abril, em comemoração aos 30 anos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Na seção ‘Entrevista’, o médico-pediatra e de Saúde Pública, Gilson Carvalho, analisa o tema do financiamento da Saúde. Ele fala sobre o desfinanciamento federal, desde a Constituição de 1988, e da necessidade de mais recursos para a área, defendendo os 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde.

A ‘Escola em Foco’ deste mês é o Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas), em Rondônia, que hoje tem 160 alunos em formação técnica, todos servidores lotados e em efetivo exercício no SUS. Já, em ‘Trajetórias’, a história de José Joaquim Pinto, que aos 63 anos completou o curso de Complementação para Técnico em Enfermagem, no interior de São Paulo.

Na seção ‘Aconteceu’, um passeio pela ESP-MG, Cefor Paraná, Cefor Araraquara, ETSUS Pará, ETSUS Acre, EFTS, na Bahia, EPSJV, no Rio de Janeiro, e ETSUS Blumenau.

Por fim, a seção ‘Panorama’ traz dados do Censo 2010, revelando que o percentual de jovens que não frequentavam a escola na faixa de 7 a 14 anos de idade caiu de 5,5% para 3,1%, de 2000 para 2010. Boa leitura!