revista ret-sus

Em junho deste ano, o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) realizou a 28ª edição do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que se destacou pelo debate em torno do Decreto nº 7.508, que regulamenta a Lei Orgânica da Saúde 8.080/90. A matéria de capa desta edição da RET-SUS traz, portanto, a cobertura completa deste evento, que reuniu cerca de 4.500 pessoas, sob o tema ‘Sustentabilidade do SUS’.

Outro evento de grande relevância de que trata a seção ‘Especial’ desta edição é a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, sediada no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho. Para ambientalistas e organizações da sociedade civil, a conferência foi um retrocesso. Para a presidenta Dilma Rousseff, um “ponto de partida”.

A seção ‘Em Rede’ desta revista focaliza as ações voltadas para a redução da mortalidade infantil, em especial no Nordeste e na Amazônia Legal. Destacam-se nessa matéria a Rede Cegonha, lançada em junho de 2011 como parte das Redes de Atenção à Saúde, o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste e Amazônia Legal, entre os anos de 2009 e 2010, e os cursos oferecidos desde 2009 pelas Escolas Técnicas de Saúde, voltados para a atenção à saúde da gestante e do recém-nascido.

Na seção ‘Entrevista’, a médica sanitarista Mônica Sampaio, que em maio deste ano assumiu a direção do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) do Ministério da Saúde (MS), fala das prioridades do Deges frente a importantes desafios, entre eles o de prover os vazios assistenciais e as regiões remotas e de extrema pobreza de profissionais de saúde, formar e qualificar profissionais da Atenção Básica e fortalecer a Educação Permanente e as Escolas Técnicas do SUS.

Duas instituições da RET-SUS fazem parte da seção ‘Escola em Foco’ desta edição. A primeira é a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (ETSAL), de Alagoas, que completou em junho deste ano oito anos. A segunda é a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde de São Paulo (ETSUS-SP) que comemorou 10 anos de criação e 20 anos de dedicação à educação profissional técnica, uma vez que já funcionava desde 1990 como Núcleo de Formação da Seção Técnica de Projetos, do Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde, de São Paulo (Cefor-SP).

A seção ‘Trajetórias’ traz a história de Dona Ruth, diretora do Centro Formador de Recursos Humanos de Pariquera-Açu, no estado de São Paulo, desde 1971, quando a escola foi inaugurada.

Na seção ‘Aconteceu’, um passeio pela EFTS, na Bahia, ESP-CE, ESP-MG, ETSUS Pará, EPSJV, ETSUS Acre, Cefor-PB, ETSUSMA e ETSUS-AC.

Por fim, a seção ‘Panorama’ apresenta uma síntese do primeiro relatório do Índice de Riqueza Inclusiva (IRI) da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentado no dia 17 de junho, no contexto da Rio+20. Boa leitura!