revista ret-sus

Depois de quase dois anos, o Plano Nacional de Educação (PNE), elaborado originalmente para o decênio 2011-2020, foi aprovado pela Câmara dos Deputados e seguiu para o Senado Federal. A esperança e luta dos movimentos sociais é que o PNE seja aprovado pela Casa Parlamentar ainda este ano, o que poderá garantir a vinculação de 10% do PIB para a Educação. O processo de aprovação do PNE, as divergências, em especial, no que se referiu ao financiamento do setor, e as reivindicações da sociedade norteiam a matéria de capa desta edição da RET-SUS.

A seção ‘Em Rede’ desta revista traz dois temas de grande impacto na formação técnica em Saúde. O primeiro diz respeito ao Plano de Expansão da Radioterapia do SUS que beneficiará, com mais investimentos em oncologia, 58 municípios, em 20 estados. A formação de técnicos em Radiologia, neste caso, poderá fortalecer a prevenção e o controle do câncer no país, doença que ocupa o segundo lugar no ranking da taxa de mortalidade. O segundo tema desta seção trata do consumo excessivo de medicamentos, hoje considerado problema de saúde pública, e como os cursos técnicos em Enfermagem, Farmácia e Agente Comunitário de Saúde podem contribuir com a prática do uso racional de medicamentos.

Na seção ‘Entrevista’, o professor Eugênio Vilaça fala sobre as Redes de Atenção à Saúde, aposta do atual governo no que diz respeito à mudança de modelo de gestão e à melhoria da qualidade do atendimento. De acordo com o especialista no assunto, as Rede de Saúde surgem em função da situação de saúde da população brasileira, atualmente marcada pela redução dos níveis de fecundidade e crescimento da população idosa, o que significa mais doenças crônicas e necessidade de mudança de organização da atenção. Na seção ‘Escola em Foco’, duas instituições integrantes da RET-SUS completam 10 anos de dedicação à formação técnica. O Centro de Educação Profissional de Saúde do Estado de Goiás (CEP-Saúde) se destaca por ter formado quase 14 mil trabalhadores do SUS. Já a Escola Tocantinense do SUS (ETSUS-TO) tem o orgulho de ter formado cerca de 2.200 agentes comunitários de saúde, através de um projeto que envolveu Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins.

A seção ‘Trajetórias’ traz a história de Luciano da Silva, aluno do curso Técnico em Vigilância em Saúde, do Centro Formador de Recursos Humanos, na Paraíba, que se tornou secretário de Saúde de Livramento, município localizado a 243 km de João Pessoa, graças ao seu bom desempenho em sala de aula.

Na seção ‘Aconteceu’, um passeio pela ETSUS-TO, ESP-CE, Cefor Assis, CEFORH, ESP-MG, ETSUS-MA, EPSJV, Cefor-PB e EFTS. E, na seção ‘Panorama’, um resumo do Relatório Progresso 2012, do Fundo das Nações Unidas para a Infância, revelando que o Brasil já alcançou os índices de redução da mortalidade infantil, em atenção às metas de Desenvolvimento do Milênio. Boa leitura!