revista ret-sus

‘A diferença de uma educação transformadora’ é o título da matéria de capa desta edição. A reportagem remonta a construção do campo da Educação Popular em Saúde no Brasil e apresenta como essa área do conhecimento, pautada em uma metodologia participativa, surpreende pela capacidade de construir com a população práticas de grande eficácia no enfrentamento dos problemas de saúde.

Esta revista da RET-SUS apresenta em sua seção ‘Especial’ os novos desafios e antigos dilemas do envelhecimento que pautaram o 9º Encontro Fluminense de Envelhecimento e Cidadania, no Rio de Janeiro. Em seguida, a seção `Escola em Foco´conta a trajetória de 52 anos da Escola Técnica de Saúde de Brasília, referência para a formação técnica da Região Centro-Oeste.

Na seção ‘Em Rede’ desta edição, uma reportagem sobre a Rede de Atenção à Urgência e Emergência, uma das maiores em termos de investimentos, e como o tema está inserido nos cursos técnicos e na especialização pós-técnica das Escolas Técnicas do SUS.

Trabalhos de Conclusão do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde de Recife e pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESP-PE), ilustram a matéria da seção `Aluno em Foco´. Protagonistas do cuidado à saúde de comunidades carentes de Recife, agentes comunitários de saúde apresentaram trabalhos inovadores de intervenção no território.

A entrevistada desta edição é a ex-conselheira do Conselho Nacional de Saúde, médica Jurema Werneck, integrante da ONG Criola, que fala sobre o livro Saúde da População Negra, lançado por ocasião do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, e dos desafios da luta antirracismo em prol da saúde de negros e negras do Brasil.

Na seção ‘Aconteceu’, um passeio pela ESP-MG, ESP-CE, ETSUS Roraima, Cetas Rondônia, ETSUS Acre, Cefor-PB, Cefor Paraná e EFTS. Por fim, na seção ‘Panorama’, uma síntese do Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, sobre denúncias e monitoramento dos conflitos ambientais no país. Uma boa leitura!