revista ret-sus

Sob o título ‘Saúde é desenvolvimento e, país sem desegualdades’, a matéria de capa desta edição traz os debates que nortearam a décima edição do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. O 10º Abrascão, como é conhecido, reiterou a necessidade de mais nvestimento na saúde pública e a ideia de que desenvolvimento é um país sem desigualdades. O evento se destacou ainda pelo espaço dedicado ao debate da saúde do trabalhador e da qualificação profissional técnica.

Esta revista da RET-SUS apresenta em sua seção ‘Especial’ as discussões da Oficina de Educação Permanente, realizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, em Brasília, no mês de novembro de 2012. O encontro, que contou com a participação das Escolas Técnicas do SUS que integram esta rede, evidenciou problemas de execução de recursos da educação permanente e tratou das propostas de formação técnica em prótese dentária e de capacitação das equipes de saúde bucal no cuidado das pessoas com deficiência.

A seção ‘Em Rede’ desta edição traz duas matérias. A primeira trata do lançamento dos materiais didáticos específicos para o Curso Técnico em Citopatologia, área considerada prioritária pelo Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde. A segunda, do curso ‘Processo de Trabalho do Técnico em Radiologia no Exame de Mamografia’, cujo propósito é aperfeiçoar o processo de trabalho do técnico em radiologia no exame de mamografia, em consonância com auditoria do Denasus que identificou entre outros fatores a deficiência de recursos humanos quanto ao uso dos mamógrafos do SUS.

A seção ‘Aluno em Foco’ fala sobre os formandos do Curso de Especialização Pós-Técnica em Urgência e Emergência do Centro Formador de Recursos Humanos de Pessoal de Nível Médio para a Saúde de Pariquera-Açu que se destacaram na edição 2012 da Semana do Ensino Médio e Técnico da Unicamp.

Os 50 anos do Centro Formador de Pessoal para a Saúde de Assis ilustram a seção ‘Escola em Foco’ da Revista RET-SUS de dezembro. A escola formou mais de 10 mil trabalhadores do sistema de saúde de São Paulo através de metodologias que superam o modelo tradicional do processo ensino-aprendizagem.

Na seção ‘Aconteceu’, um passeio pela ETSUS Maranhão, CEFORH de Pariquera-Açu, ETSUS Sergipe, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Cefor Paraíba, Escola Técnica de Saúde de Brasília, CEP-Saúde, em Goiânia, e ETSUS Blumenau. Por fim, na seção ‘Panorama’, informações sobre o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Uma boa leitura!