revista ret-sus

Os dilemas da livre circulação de trabalhadores e os desafios da cooperação internacional estão destacados na matéria de capa desta edição, que traz a cobertura completa do 2º Seminário Internacional sobre Formação de Trabalhadores Técnicos em Saúde no Mercosul. O evento, promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, aconteceu quatro anos depois de sua primeira edição e espera contribuir para o avanço dos serviços de saúde da América do Sul.

Outro tema de grande relevância para os trabalhadores técnicos em saúde, a desprecarização do trabalho no SUS está no centro do debate da seção ‘Especial’ desta revista. A matéria revela o quanto a precarização das relações de trabalho prejudica a qualidade e a continuidade dos serviços prestados no sistema de saúde.

Duas matérias compõem a seção ‘Em Rede’. A primeira traz a cobertura da reunião dos comitês Executivo e Consultivo da Biblioteca Virtual em Saúde-Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS), que teve como objetivo fazer um balanço das atividades e traçar um plano de trabalho de curto e médio prazos. Já, a segunda matéria desta seção trata do tema da saúde do homem, reafirmando o compromisso assumido pelo governo com a população masculina através da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Segundo a reportagem, a iniciativa é inédita nas Américas e se justifica pelo fato de a mortalidade masculina ser ainda bem maior que a feminina ao longo da vida, devido ao fato de os homens resistirem em procurar os serviços de saúde.

Dando continuidade ao tema da saúde do homem, na seção ‘Entrevista’, o doutor em Saúde Pública Romeu Gomes, do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), observa que os serviços de saúde costumam ser vistos como lugares de crianças, mulheres e idosos, e não para homens. Para ele, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem aponta alguns avanços. A seção `Aluno em Foco’ revela como as alunas do Curso Técnico em Hemoterapia do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba construíram uma rádio comunitária na escola, para discutir o tema das doenças sexualmente transmissíveis. Na seção ‘Trajetórias’, dois egressos da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, no Acre, contam como conquistaram os postos de prefeito de Porto Acre e vereador de Senador Guiomard. O primeiro foi aluno do Curso de Auxiliar em Enfermagem e o segundo, do Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Na seção ‘Aconteceu’, um passeio pela ETSUS Amazonas, Cefope, no Rio Grande do Norte, ETSUS Pará, ESP Ceará, ESP Minas Gerais, EPSJV, no Rio de Janeiro, ETSUS Maranhão e Efos, em Santa Catarina. Uma boa leitura!