revista ret-sus

A edição deste mês da Revista da RET-SUS abre com uma matéria especial sobre a polêmica da internação compulsória de usuários de drogas, especialmente de crack. Especialistas no tema defendem projetos terapêuticos singulares, capazes de estabelecer um vínculo entre a equipe de saúde e o usuário, ao invés de medidas que são menos efetivas que o tratamento ambulatorial.

Esta publicação segue com a seção ‘Em Rede’, trazendo o debate sobre a formação técnica em Saúde Mental e revelando como as escolas integrantes da RET-SUS estão envolvidas com a capacitação de profissionais capazes de refletir criticamente sobre os serviços.

Na seção ‘Entrevista’, a presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, eleita para o triênio 2013-2015, fala sobre o processo que conduziu a primeira mulher usuária à representação desta instância do controle social. Ela trata também, nesse espaço, dos limites do conceito do controle social e aponta para a necessidade de fortalecimento dos conselhos de saúde através da formação.

Os trabalhos de conclusão dos alunos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, oferecido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), ganham destaque na seção ‘Aluno em Foco’. Grande parte desses trabalhos trouxe como tema a interface entre saúde e meio ambiente, revelando a preocupação dos agentes comunitários de saúde com a qualidade de vida da população.

A matéria de capa da edição de março traz à tona a trajetória dos auxiliares e técnicos em saúde bucal no SUS. A reportagem revela avanços e retrocessos das profissões e mostra que a importância do campo da saúde bucal é observada, especialmente, na ampliação de recursos promovida nos últimos anos.

A seção ‘Escola em Foco’ traz a experiência exitosa do curso Cuidar de quem cuida: qualidade no atendimento no SUS, promovido pela Escola de Formação em Saúde (Efos), em Santa Catarina. A iniciativa busca valorizar o trabalhador e possibilita uma reflexão sobre a prática profissional.

Na seção ‘Aconteceu’, destaque para a ETSUS Roraima, Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás, ETSUS Piauí, EPSJV, ETSUS Acre, Escola de Saúde Pública do Ceará, Centro de Formação de Recursos Humanos em Pariquera- Açu, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Centro Formador de Recursos Humanos na Paraíba, ETSUS Pará e Escola de Formação Técnica em Saúde, na Bahia. Uma boa leitura!