revista ret-sus

O fortalecimento do processo de gestão nos espaços de formação técnica do SUS é o foco da matéria de capa desta edição da Revista da RET-SUS. A matéria trata do Curso de Especialização em Gestão Pedagógica (Cegepe) nas Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), fruto de um convênio entre Ministério da Saúde e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que, em fevereiro e março, encerrou suas atividades nos polos localizados nas ETSUS de João Pessoa (Paraíba), Salvador (Bahia), Goiânia (Goiás), Belo Horizonte (Minas Gerais), Vila Olímpia (São Paulo), Rio Branco (Acre), Belém (Pará), Blumenau (Santa Catarina), Vila Mariana (São Paulo) e Fortaleza (Ceará). Oferecido na modalidade a distância, esta capacitação envolveu cerca de 300 trabalhadores, entre diretores, coordenadores e supervisores pedagógicos das instituições de ensino técnico em saúde.

A edição deste mês traz, ainda, a cobertura do Simpósio Nacional sobre Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS, realizado em março de 2013, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O evento reuniu gestores, pesquisadores e apoiadores do SUS de várias regiões do país e centrou-se nas implicações e nos efeitos das áreas programáticas e da gestão das redes integradas no cotidiano dos apoiadores, além da relação entre universidade e serviços na formação para o sistema público de saúde.

Nossa publicação segue com a seção ‘Em Rede’, trazendo à tona dois importantes temas. O primeiro trata da articulação das ETSUS com movimentos sociais populares na luta por direitos e contra as desigualdades sociais e as iniquidades no âmbito da educação e da saúde. Já a segunda matéria dessa seção diz respeito ao problema da obesidade e aos cursos ofertados pelas escolas da Rede que atendem à Linha de Cuidados Prioritários do Sobrepeso e da Obesidade no SUS.

Na seção ‘Entrevista’, a nutricionista Daniela Silva Canella, mestre e doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), chama atenção para a necessidade urgente de ações intersetoriais que envolvam o tratamento e a prevenção da obesidade. Ela destaca que o sobrepeso tem relação direta com a má alimentação, mas ressalva que os fatores socioculturais são também determinantes desse problema de saúde pública.

Na seção ‘Escola em Foco’, a trajetória da Escola Técnica do SUS do Piauí, que, em março de 2013, completou oito anos de existência e dedicação à educação profissional em saúde. Ela comemorou mais um aniversário com a formatura de mais de seis mil agentes comunitários de saúde.

A seção ‘Aconteceu’ deste mês faz um passeio pelas ETSUS do Piauí, do Maranhão, de Roraima, do Acre, do Pará, pela Escola de Formação em Saúde, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Escola de Saúde Pública do Ceará e Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. Por fim, em ‘Panorama’, um levantamento do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que, em 2013, passa a contar com um número dez vezes maior de médicos. Uma boa leitura!