revista ret-sus

Especialistas do campo da educação profissional técnica em saúde reconhecem que há poucos dados sobre o tema, apesar de se falar tanto da importância desses profissionais no SUS. Desse tema trata a matéria de capa desta edição da Revista da RET-SUS, a partir de estudos que focalizam a trajetória da formação técnica e da regulação profissional de áreas abrangidas pelo Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), do Ministério da Saúde, realizados pelo Observatório dos Técnicos em Saúde, do Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Lateps/EPSJV/Fiocruz).O projeto que abriga tais pesquisas, intitulado Processo de Qualificação de Trabalhadores Técnicos em Saúde: a conformação de grupos profissionais de nível fundamental e médio, revela ainda dados sobre as áreas técnicas da Administração e Informações e Registros em Saúde no Brasil.

A matéria da seção ‘Especial’ traz a cobertura do debate Saúde: para onde vai a nova classe média, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em abril, inaugurando uma nova linha de trabalho chamada Conass-Debate.

Nossa publicação segue com a seção ‘Escola em Foco’, revelando a preocupação dos alunos do Curso Técnico em Saúde Bucal do Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde Dr. Manoel da Costa Souza (Cefope), no Rio Grande do Norte, com as pessoas com deficiência visual. Incentivados pelo professor Ronnie Farias e motivados pelo conceito de acessibilidade, eles confeccionaram uma cartilha em braile trazendo conceitos básicos sobre a boca, os dentes, os lábios e os movimentos de escovação.

Na seção ‘Em Rede’, as semelhanças e as diferenças que fortalecem a Rede de Escolas Técnicas do SUS. Em mais de uma década de existência, a RET-SUS deverá receber, entre 2013 e 2014, novas escolas, ampliando a oferta de formação profissional técnica em saúde nos interiores do país.

Se a matéria de capa revela que são poucos os dados disponíveis sobre os profissionais técnicos em saúde, na seção ‘Entrevista’, a pedagoga Ena de Araújo Galvão, diretora da Escola Técnica de Saúde de Brasília, observa e analisa a invisibilidade desses trabalhadores tanto na sociedade quanto no SUS. Segundo a idealizadora de muitos momentos importantes da educação profissional na saúde, aos profissionais técnicos, resta a cultura dos procedimentos, “muitas vezes acrítica e repetitiva”.

Na seção ‘Trajetória’, a história de duas alunas da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) que foram eleitas vice-prefeita e vereadora de duas cidades distintas do estado.

A seção ‘Aconteceu’ deste mês faz um passeio pelas ETSUS de Blumenau, do Mato Grosso do Sul, do Acre e de Roraima, pelas Escolas de Saúde Pública de Minas Gerais e do Ceará, pelo Centro Formador de Recursos Humanos na Paraíba e pelo Centro de Educação Técnico Profissional na área da Saúde, em Rondônia. Por fim, em ‘Panorama’, o relatório Situação Mundial da Infância 2013, da Unicef, revela que o Brasil diminuiu de 19 para 16 a taxa de mortalidade infantil. Boa leitura!