revista ret-sus

Por que e como qualificar a demanda de formação dos trabalhadores de nível médio da área da Saúde no âmbito do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps)? Como os recursos do Profaps estão sendo executados? As perguntas nortearam o Seminário Nacional Profaps, realizado em junho de 2013. O evento, tema da matéria de capa desta edição da RET-SUS, representou a oportunidade de compartilhar experiências exitosas quanto às gestões administrativas e pedagógicas das formações financiadas pelo programa e trouxe à tona os desafios e nós críticos que cercam as ETSUS.

A matéria da seção ‘Especial’ traz a cobertura do 12º Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade (CBMFC), promovido, pela primeira vez, em Belém (PA). Segundo o presidente do evento, Yuji Magalhães Ikuta, a escolha pela região deveu-se ao fato de o Norte sofrer muito mais em consequência da baixa cobertura da Estratégia Saúde da Família e das barreiras geográficas, contribuindo, assim, com o debate sobre a melhoria dos serviços de saúde.

Não por acaso, a seção ‘Entrevista’ traz o médico de Família e Comunidade, Nilson Massakazu Ando, que fala sobre a Saúde Rural como um campo de atuação específico da Medicina de Família e Comunidade. Ando explica que rural não é necessariamente sinônimo de agrícola e escassez de pessoas e que o campo exige conhecimentos específicos dos profissionais.

A edição da Revista RET-SUS segue com a seção ‘Em Rede’, trazendo um debate sobre a Saúde do Trabalhador da Saúde e como o tema é abordado pelas ETSUS. Como alerta a matéria, os acidentes de trabalho, as doenças profissionais, as sequelas ou incapacidades temporárias ou definitivas são indicadores da realidade sanitária dos trabalhadores deste setor.

A ‘Escola em Foco’ desta edição, por sua vez, revela como a ETSUS do Maranhão, por meio de um modelo de gestão participativa, permitiu aos técnicos administrativos participarem dos momentos formativos e de decisão da escola. A experiência surge do trabalho de conclusão de curso da assessora da direção da escola, Monika Costa, mostrando como a qualificação de seus trabalhadores contribui positivamente para o desenvolvimento da instituição.

A seção ‘Aconteceu’ deste bimestre faz um passeio pelo Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde, em Rondônia, pelas ETSUS de Blumenau, do Mato Grosso do Sul, do Acre e de Roraima e pelas Escolas de Saúde Pública de Minas Gerais e do Ceará. A edição fecha com a seção ‘Panorama’, trazendo dados do Ministério da Saúde quanto às ações de acolhimento de mulheres vítimas de violência. Boa leitura!