revista ret-sus

Editorial

Porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde, a atenção básica tem como função ordenar e coordenar o cuidado, a partir de projetos terapêuticos singulares. “Temos a porta de entrada que precisamos?”, questiona a matéria de capa desta edição da RET-SUS, ao analisar os avanços e os desafios do primeiro nível da atenção. “A atenção básica é ordenadora e coordenadora do cuidado. Mas, não posso dizer que é isso que está acontecendo”, afirma o médico sanitarista Gilson Carvalho, assessor do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e colaborador do Instituto de Direito Sanitário (Idisa).
Os desafios do SUS e a Atenção Básica tiveram também destaque nas discussões da 29ª edição do Congresso do Conasems, que reuniu cinco mil pessoas. O evento, que se destacou pela realização do ato político Saúde +10, é tema da seção ‘Especial’ da revista. Seguindo a tradição, os participantes aprovaram a Carta de Brasília, na qual estão registrados os compromissos que nortearão a atuação do Conasems, dos cosems e das secretarias municipais de Saúde nos próximos anos.
A edição da Revista RET-SUS segue com uma matéria sobre a execução dos cursos financiados com recursos do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) e do alinhamento das ações desse programa no âmbito de cada estado da Região Norte. O evento que tratou dos temas compõe a seção ‘Em Rede’, inaugurando a primeira das cinco oficinas regionais sobre o Profaps que acontecem até o fim deste ano de 2013. Na mesma seção, a trajetória de construção da coletânea de material didático que atende a quatro áreas prioritárias deste programa — Vigilância em Saúde, Radiologia, Hemoterapia e Citopatologia.
Na seção ‘Escola em Foco’, os 20 anos da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE). Na mesma seção, a missão da Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres, em Belém (PA), criada em janeiro de 2006, como unidade orçamentária autônoma. Já, em ‘Aluno em Foco’, o trabalho dos alunos do Curso Técnico em Vigilância em Saúde do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba, envolvendo comunicação, informação e criatividade para a promoção da saúde.   
A seção ‘Aconteceu’ desta edição faz um passeio pelo Centro Formador de RH Caetano Munhoz da Rocha, no Paraná, Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), na Bahia, pelas ETSUS do Acre e de Roraima, pelas Escolas de Saúde Pública de Minas Gerais e do Ceará e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). Por fim, a seção ‘Panorama’ revela que o índice de fumantes no Brasil caiu 20% nos últimos seis anos, segundo a Vigitel 2012. Boa leitura!

Conselho Editorial da RET-SUS