revista ret-sus

Editorial

Após seis meses sem circulação — face à necessidade de renovação do contrato que abriga esta publicação —, a Revista RET-SUS retorna com um volume maior de conteúdo, distribuído em 32 páginas de debate sobre suas três áreas de atuação, a citar Saúde, Trabalho e Educação.

Nesta primeira edição do ano de 2014 (nº 64)  — ainda mensal e, por ora, apenas on line —, as transformações no mundo do trabalho, a precarização do trabalho na saúde, a saúde do trabalhador e a educação profissional em saúde fazem parte da seção ‘Especial’, em meio à cobertura do Seminário O Trabalho no Mundo Contemporâneo: fundamentos e desafios para a saúde, realizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), em setembro de 2013.

A publicação segue, na seção ‘Em Rede’, com o encontro regional sobre o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), realizado no Centro-Oeste, e o Projeto Caminhos do Cuidado, voltado para a formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas) dos agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem da Atenção Básica.

O saber e o fazer do técnico em hemoterapia estão no centro do debate da matéria de capa desta edição. A reportagem remonta a história da ciência do sangue no Brasil e discorre sobre a formação técnica nas escolas da RET-SUS, que se destacam por formar profissionais em atenção às necessidades do sistema de saúde público.

Na seção ‘Entrevista’, o doutor em Educação Roberto Leher, professor e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fala sobre os avanços e retrocessos observados em relação ao campo da Educação desde a 1ª Conae, realizada em 2010, e avalia a política de educação profissional técnica no contexto do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020.

A edição de abril, na seção ‘Escola em Foco’, dá destaque aos encontros promovidos pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) sobre o tema da supervisão clínica e institucional em saúde mental.

Na seção ‘Aconteceu´, um passeio pela EMS (SP), CEP-Saúde (GO), ETSUS Roraima, ETSUS Maranhão, ETSUS Acre, ESP-MG, ESP-CE, ESP-PE, Efos (SC), ETSUS Blumenau (RS), ESP-MT, EFTS (BA), Etsal (AL) e EPSJV (RJ). Por fim, em ‘Panorama’, um levantamento sobre o número de profissionais do programa Mais Médicos nos Distritos Sanitários Indígenas. Boa leitura!

Conselho Editorial da RET-SUS