revista ret-sus

A marca da diversidade

Saúde Rural em diversos cenários dá título à matéria de capa desta edição. Trata-se da cobertura da 12ª Conferência Mundial de Saúde Rural da Wonca (sigla em inglês de Organização Mundial de Médicos de Família), realizada em Gramado (RS), de 3 a 5 de abril. O evento evidenciou enorme diversidade na atuação dos profissionais de saúde da família e comunidade e trouxe à tona o debate acerca da importância da formação profissional para a área, a exemplo de cursos que envolvem o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ofertados pelas escolas da RET-SUS.

Esta edição, em sua seção ‘Especial’, traz a cobertura da 65ª edição do Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), realizada no Rio de Janeiro, de 7 a 10 de outubro de 2013, sob o tema Enfermagem e o cuidado com a vida.

Na seção ‘Em Rede’, você encontrará duas importantes matérias: a primeira trata da Oficina Regional do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) do Nordeste, realizada em Maceió (AL), de 19 a 21 de novembro de 2013, evidenciando problemas comuns às escolas do Nordeste; a segunda trata da 3ª Reunião da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), cuja Secretaria Executiva está sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), desde 2005. No encontro, realizado em Recife, em novembro de 2013, a EPSJV foi reconduzida a Secretaria Executiva da RETS e suas sub-redes, para o período de 2014 a 2017.

Duas escolas estão no foco desta edição: a Escola Técnica do SUS (ETSUS) em Blumenau, face à inauguração de sua nova sede, concretizando, assim, os ideais de trabalho do médico pediatra Affonso Balsini; e a Escola Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), na Bahia, pela atenção dada à Política Nacional de Práticas Integrativas Complementares no SUS (PNPIC) em seus currículos formativos.

Na seção ‘Aconteceu´, um passeio pela ETSUS Acre, ESP Minas Gerais (MG), ETSUS Unimontes (MG), Escola Técnica de Saúde Profª Valéria Hora (AL), EPSJV (RJ), ESP Ceará (CE), Escola de Formação em Saúde (SC) e Escola Municipal de Saúde (SP). Por fim, em ‘Panorama’, um levantamento anunciado pelo Ministério da Saúde, em abril, revelando que, pela primeira vez em oito anos consecutivos, o percentual de excesso de peso e de obesidade manteve-se estável no país. Boa leitura!

 

Conselho Editorial da RET-SUS