revista ret-sus

Editorial

Sempre em foco

Seguindo a tradição, o 11º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado em Fortaleza (CE), entre 10 e 13 de abril, destacou-se pelo debate em torno da educação permanente e da formação dos profissionais do SUS, temas que estão sempre em foco na Revista da RET-SUS. Portanto, não poderíamos nos furtar de trazer, nesta edição, a cobertura do evento, que reuniu mais de seis mil pessoas, entre congressistas, convidados internacionais e conferencistas brasileiros.

Dois outros importantes encontros somam-se a este debate, na seção ‘Especial’ da revista. O 3º Fórum Mundial de Recursos Humanos em Saúde, realizado em Recife, no fim do ano passado, chamou atenção para a necessidade de assegurar acesso à atenção sanitária mediante fortalecimento dos trabalhadores da saúde. Já a 4ª Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica e Saúde da Família, realizada em março deste ano, reunindo quase dez mil participantes, promoveu a reflexão sobre as práticas de saúde na Atenção Básica e a necessidade de valorização dos profissionais das equipes multiprofissionais que atuam na área.

Na seção ‘Entrevista’, uma conversa com o novo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto, sobre as gestões do trabalho e da educação na saúde. Ele revela como essas áreas deverão avançar nos próximos anos.

As oficinas regionais sobre o Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), realizada nas regiões Sul e Sudeste, em março deste ano, encerrando uma série de encontros sobre a execução do programa em cada estado, e os onze anos da Política Nacional de Humanização e as formas como as escolas técnicas do SUS inovaram suas práticas nesse contexto são focos da seção ‘Em Rede’ desta edição.

Por sua vez, em ‘Escola em Foco’, a trajetória da Escola Técnica do SUS de Roraima (ETSUS-RR), que teve nova sede inaugurada em abril de 2014, e os vinte anos do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB), comemorados em abril, com lançamento de um blog e participação ativas nas redes sociais.

Na seção ‘Aconteceu´, um giro pelas escolas de Alagoas, Santa Catarina, Sergipe, Acre, São Paulo, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Roraima e Pernambuco. Por fim, em ‘Panorama’, a Pesquisa sobre o Uso Racional de Medicamentos no Brasil, do Instituto de Ciência Tecnologia e Qualidade (ICTQ), revela que são os jovens e escolarizados que mais se automedicam no Brasil. Boa leitura!

Conselho Editorial da RET-SUS