revista ret-sus

Pela promoção da saúde

A Revista RET-SUS deste mês de agosto, última edição com periodicidade mensal — as próximas publicações serão bimestrais —, inicia com um informe sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), finalmente aprovado no dia 26 de junho, quase dois anos depois de ser apresentado ao Congresso Nacional. No que tange à educação profissional técnica, o objetivo do PNE é triplicar as matrículas e assegurar a qualidade da oferta.

A edição segue com a seção ‘Em Rede’, tratando da formação técnica em saúde bucal ofertada pelas ETSUS, uma vez que o Programa Brasil Sorridente completa dez anos, e das alternativas que as escolas da Rede encontraram para assegurar a continuidade de ações frente à possibilidade de mudanças de governo, após o período eleitoral.

A formação técnica em Citopatologia e o protagonismo do técnico no controle do câncer estão em debate na matéria de capa desta edição. Com vistas a formar profissionais de nível médio para atuar em laboratórios de citopatologia, segundo as especificidades da área, a RET-SUS assume o desafio de contribuir para a promoção da saúde, a prevenção de agravos e o tratamento de doenças.

Na seção ‘Entrevista’, um bate papo com o médico de família e comunidade Eno Dias de Castro Filho. Ele traz para o debate o tema da aplicação clínica da espiritualidade, bastante novo para a academia. Segundo Eno Filho, isso significa apoiar os recursos internos que as pessoas já têm, sob os aspectos da fé, bem como os valores transcendentes e a relação com o Sagrado.

Em ‘Escola em Foco’, a trajetória da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), que busca na formação o fortalecimento do sistema público de saúde de Alagoas, e a formatura das primeiras turmas de áreas prioritárias do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio (Profaps) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), realizada com festa em junho.

Na seção ‘Aconteceu’, um giro pelas escolas de Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Blumenau, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraíba, Amapá, Sergipe, Brasília, Paraná e Acre. Por fim, em ‘Panorama’, os números do Projeto Caminhos do Cuidado. O Acre foi o primeiro estado a atingir a meta local de 1.736 alunos formados.

Boa leitura!

Conselho Editorial da RET-SUS