Revista 68
Democratização do ensino
O que se entende por educação a distância (EaD)? A quem serve? Quais são os benefícios e entraves dessa modalidade de ensino? As perguntas estão respondidas na matéria de capa desta edição da Revista da RET-SUS ao anunciar uma nova plataforma virtual de aprendizado, desenvolvida pela Universidade do Rio Grande do Norte, a pedido do Ministério da Saúde, com a “cara” das escolas técnicas do SUS. A iniciativa pretende dar conta do desafio de ampliação e democratização do acesso à formação profissional técnica de nível médio.
A seção ‘Especial’ dessa edição é sobre a 4ª Reunião dos Comitês Consultivo e Executivo da Biblioteca Virtual da Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS), promovida pela Secretaria Executiva da biblioteca — sediada na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) —, nos dias 25 e 26 de setembro, reunindo bibliotecários e representantes das ETSUS.
Na seção ‘Em Rede’, nossos leitores poderão conferir a cobertura do 14º Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem (SENADEn), realizado em agosto, além da aula inaugural do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde para os trabalhadores das Escolas Técnicas do SUS (ETSUS), promovida em 1º de setembro. Fruto de um convênio entre o Ministério da Saúde e a EPSJV, a turma-piloto é composta por 21 profissionais das nove escolas do Nordeste.
A edição desse bimestre destaca-se, ainda, pela cobertura do evento que comemorou os 29 anos da EPSJV e os 10 anos como centro colaborador da OMS para Educação de Técnicos em Saúde. O aniversário, pauta da seção ‘Escola em Foco’, contou com a participação do médico venezuelano e coordenador nacional da Universidade de Ciências da Saúde da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba), Oscar Feo. Ele conversou com a RET-SUS, como poderão conferir na seção ‘Entrevista’, sobre o interesse de entidades financeiras, como o Banco Mundial, em participar da elaboração das políticas de saúde em nível global, em contraposição ao que defende a Medicina Social.
A seção ‘Trajetória’ revela como a professora da EPSJV Flávia Ribeiro criou um jogo pedagógico sobre conteúdos complexos, estimulando e facilitando o processo de aprendizagem de alunos do ensino médio.
Em ‘Aconteceu’, um giro pela ESP-MG, ETSUS Vitória (ES), Cetas (RO), ETSUS Blumenau (RS), ESP-CE, ETSUS Maranhão, Cefor-PR e Cefor-PB. Finalizando a edição, em ‘Panorama’, um alerta para o alto número de cesarianas realizadas no país, especialmente na rede privada de saúde.
Boa leitura!
Conselho Editorial da RET-SUS