revista ret-sus

Momento de reflexão

O fim do ano chegou e, nele, se deu o Seminário da RET-SUS, buscando pensar as metodologias de aprendizagem e as novas tecnologias educacionais na formação técnica e apontar para a necessidade de reflexão sobre as diretrizes curriculares da formação técnica em Enfermagem. O encontro, realizado em Belém, de 28 a 31 de outubro, reuniu diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos das 40 instituições que integram a Rede. De forma inédita, trouxe a 1ª Mostra Nacional de Saberes da Educação Profissional em Saúde das ETSUS e dedicou espaço especial ao lançamento do novo site da Rede.

A edição segue, na seção ‘Especial’, com a cobertura da segunda edição do Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, promovido de 19 a 23 de outubro, em Belo Horizonte (MG), apostando na aproximação entre academia e movimentos sociais e concedendo o mesmo protagonismo aos dois segmentos. Trazemos, ainda, a cobertura da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), realizada de 19 a 23 de novembro, em Brasília, sob o tema O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração. Aguardada com grande expectativa, em vista de dois cancelamentos, a Conae 2014 foi marcada pelos consensos, já que o foco foi a regulamentação do PNE e a criação do Sistema Nacional de Educação.

Na seção ‘Em Rede’, nossos leitores poderão conferir como a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa encontrou nas ETSUS a parceria fundamental para a promoção da autonomia e independência dos idosos, que, em 2025, somarão 32 milhões. A reportagem traz as experiências de formação voltadas para a atenção à saúde da pessoa idosa, promovidas pelas escolas da Rede.

Em ‘Aconteceu’, um giro pela ESP Iguatu (CE), Efos (SC), ESP-PE, Etsal (AL), ETSUS-PA, ESP-CE, EFTS (BA), EMS (SP), ETSUS Sobral (CE) e ETSUS-AC. Por fim, em ‘Panorama’, os resultados positivos do tratamento com antirretrovirais alcançados pelo Brasil.

Boa leitura!

Conselho Editorial da RET-SUS