revista ret-sus

Relevância da Rede

A primeira revista do ano da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) traz como matéria de capa a formação técnica em Radiologia, revelando com as escolas técnicas do SUS se destacam ao formar novos profissionais para o serviço e ao promover a atualização daqueles que atuam em uma área essencial para a prevenção e promoção da saúde.

Na seção ‘Especial’, dados de uma pesquisa detalhada sobre doenças crônicas, estilos de vida e a autopercepção da saúde do brasileiro. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) inovou ao aferir medidas como peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial, revelando, por exemplo, que 57,4 milhões dos brasileiros adultos (40%) têm pelo menos uma doença crônica não transmissível.

A entrevistada desta edição é a pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Maria do Carmo Leal. Ela coordenou a pesquisa Nascer no Brasil – Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento. Estudiosa do tema há 20 anos, ela afirma à RET-SUS que não há justificativa para índices de cesarianas tão altos, mas que em geral os médicos brasileiros defendem a prática como a melhor forma. A partir do estudo, ela faz uma análise do tema da mortalidade materno-infantil e fala como a formação profissional contribui para mudar o cenário.

Na seção ‘Em Rede’, nossos leitores poderão conferir como a educação dos trabalhadores da Saúde se destaca entre as ações contra o racismo institucional, tendo as ETSUS como parceiras dessa iniciativa. A reportagem trata da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), cujo objetivo é combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimento oferecidos pelo SUS.

Em ‘Escola em Foco’, a cobertura do evento que comemorou os 25 anos da Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (Etis), no Rio de Janeiro. Já a ‘Trajetória’ desta edição é sobre o cargo técnico em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental criado em Blumenau (SC), expressando os anseios dos trabalhadores da então Superintendência de Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SMS e da ETSUS Blumenau.

Em ‘Aconteceu’, um giro pela ETSUS Sobral (CE), ETSUS-MA, ESP-CE, ESP-MG, Núcleo de apoio às ETSUS de São Paulo, ETSUS -AC, EMS (SP), Cep Saúde (GO), ETSUS Vitória (ES), ETSUS Blumenau (SC), EFTS (BA) e ETSUS-MS. Por fim, em ‘Panorama’, como a Medicina de Família poderá garantir maior pontuação a residentes.

Boa leitura!

Conselho Editorial da RET-SUS