revista ret-sus

Balanço do programa

O objetivo do governo federal é chegar, ainda em 2015, a um total de 18.247 médicos em mais de quatro mil municípios. A meta faz parte do programa Mais Médicos, que completará dois anos no segundo semestre. Tema da matéria de capa desta edição da Revista RET-SUS, a proposta tem como foco fixar profissionais em áreas que sequer tinha um médico residente, bem como rever as diretrizes curriculares dos cursos de medicina, evidenciando a importância da atenção básica e o fortalecimento das equipes multiprofissionais de saúde.

Em vista da 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), a realizar-se de 1º a 4 de dezembro deste ano, em Brasília, trazemos na seção ‘Especial’ a cobertura da palestra do ex-ministro da Saúde e atual diretor-executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), José Gomes Temporão, sobre o tema 25 anos do SUS: avanços e desafios. Já, na seção ‘Entrevista’, uma conversa com Maria do Socorro de Souza, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e coordenadora da 15ª CNS, sobre suas expectativas para que esse grande encontro consiga reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS.

Na seção ‘Em Rede’, uma matéria sobre os desafios da descentralização da formação técnica em saúde para as escolas da Rede. A adequação do currículo ao contexto regional é um das principais características das escolas técnicas do SUS, visando à ampliação e à democratização do acesso à formação profissional técnica.

Em ‘Escola em Foco’, poderão conferir como a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco se destaca no processo de formação para o SUS no estado. A escola promoveu, em dezembro de 2014, como parte do encerramento da formação técnica, seminários sobre o curso Técnico em Análises Clínicas. Na seção ‘Trajetória’ dessa edição, uma visita ao trabalho de profissionais da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (ETSUS Sobral). Eles encontraram em ferramentas tecnológicas formas de avaliar cursos técnicos em saúde e corrigir os rumos das formações.

Em ‘Aconteceu’, um giro pela ETSUS Sobral (CE), ESP-CE, ESP-MG, ETSUS Sergipe, ETSUS Blumenau (RS), ETSUS Piauí, EMS-SP, ESP-PE, EPSJV (RJ), CEP-Saúde (GO), Cefor-RH-PR e ETSUS Vitória (ES). Por fim, em ‘Panorama’, um passeio pela exposição Pelos caminhos do SUS, organizada pelo Museu da Vida e Observatório História e Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), em parceria com o Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Boa leitura!

Conselho Editorial da RET-SUS