revista ret-sus

Educar ou empreender

Diversidade, Cidadania e Inovação foi o tema do 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), realizado de 26 a 29 de maio, em Pernambuco. Mas foi a inovação — traduzida como empreendedorismo — que se destacou em vários momentos. A matéria de capa da Revista RET-SUS deste bimestre traz a cobertura do evento que reuniu mais de 20 mil estudantes e profissionais da Educação Profissional e Tecnológica, com destaque para as críticas a um modelo pautado no mercado e os protestos contra os cortes no orçamento da Educação.

‘Rumo à 15ª CNS’ é o selo que inauguramos na seção ‘Especial’ da edição nº 72 da Revista da RET-SUS, em vista da 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), a realizar-se de 1º a 4 de dezembro deste ano, em Brasília. A matéria traz a cobertura de uma das etapas que antecipam esse grande encontro da sociedade que irá discutir os rumos da Saúde Pública brasileira. Trata-se da 12ª Conferência Distrital de Saúde da AP 3.1, realizada entre os dias 7 e 9 de maio, no Rio de Janeiro.

Na seção ‘Em Rede’, os recursos utilizados pelas ETSUS para a seleção de seus docentes em meio a demandas de formações que são diversas e flexíveis. Na maioria dos casos, face à ausência de uma regulação da atividade docente por servidor público, os professores dos diversos cursos ofertados pelas ETSUS são contratados por meio de chamadas públicas ou banco de currículos.

Em ‘Trajetória’, o caminho percorrido por Marisa Andrade, uma ex-manicure e, hoje, técnica em análises clínicas pela ETSUS Acre. Ela conta que não teve dúvidas quanto a sua escolha profissional, que a habilitou a atuar em laboratórios e postos de coleta, a coletar e manipular amostras biológicas e produtos químicos e a executar exames laboratoriais.

Em ‘Aconteceu’, um giro pela EPSJV (RJ), ETSUS Piauí, Efos (SC), ETSUS Rondônia, ETSUS Pará, ETSUS Maranhão, ETSUS Sergipe e ESP-MG. Por fim, em ‘Panorama’, os altos índices de mortes autoinflingidas entre os indígenas brasileiros. Somente no estado do Amazonas, onde a população indígena representa 4,9% da população total, 20,9% dos suicídios ocorrem entre eles, o que nos faz afirmar a necessidade de políticas públicas para essa população.

Boa leitura!
 

Conselho Editorial da RET-SUS