revista ret-sus

Categorias fortalecidas

Iniciamos nosso editorial, de forma inédita, com um pedido de desculpas pela revista estar fora da periodicidade prevista. A razão do atraso desta edição foi uma greve que paralisou por 63 dias grande parte do trabalho na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição que abriga a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e que, por sua vez, é sede da Secretaria de Comunicação da RET-SUS. A greve foi a forma que nós, também trabalhadores da Fiocruz, e outros órgãos públicos do Brasil encontramos para reivindicar ajuste salarial, bem como protestar contra medidas governamentais que afetam áreas sociais, especialmente a Saúde e a Educação, nas quais estamos inseridos.

A despeito das dificuldades, damos prosseguimento às ações de comunicação da Rede, com a Revista RET-SUS nº 73, trazendo como matéria de capa o Plano de Valorização dos Agentes de Saúde e Endemias, lançado no Dia do Agente Comunitário de Saúde, em 4 de outubro. A iniciativa é fruto de uma intensa luta que resultou, por exemplo, no piso nacional e, consequentemente, no debate sobre a importância dos agentes na consolidação do SUS.

A edição traz, também, a cobertura da 11ª edição do Abrascão, onde 4.555 pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, gestores, profissionais e militantes da Saúde reuniram-se em torno do tema Saúde, desenvolvimento e democracia: o desafio do SUS universal. A reportagem faz parte da seção ‘Especial’, onde apresentamos as críticas que a Saúde Coletiva fez às medidas conservadoras de combate à crise econômica, como o ajuste fiscal, o avanço do capital sobre o direito à saúde e os cortes na Saúde e na Educação.

Ainda, em ‘Especial’, a cobertura de outro encontro, da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública, parceira da RET-SUS na proposta de formação para o fortalecimento do SUS.

Na seção ‘Em Rede’, os desdobramentos da pesquisa ‘Saberes, competências e cultura dos profissionais do Sistema Único de Saúde: o processo de reconstrução do conhecimento na relação trabalho e educação’, sob a condução da pesquisadora da EPSJV Marise Ramos, e a cobertura da Oficina Caminhos do Cuidado: trajetórias, realizada em Brasília, reunindo as 40 escolas integrantes da RET-SUS.

Por fim, em ‘Aconteceu’, um giro pela ESP-MG, ETSUS-SE, ETSUS-MA, Cetas (RO), ESP-CE, ETSUS-RS, ETSUS-PI, CEP-Saúde (GO), Efos (SC), EPSJV (RJ), ETSUS Blumenau (SC) e ESP-PE. Em ‘Panorama’, uma síntese da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) sobre a saúde das pessoas com deficiências, funcionalidade de idosos, saúde da mulher e assistência pré-natal e ao parto.

Boa leitura!

Conselho Editorial da RET-SUS