revista ret-sus

Por onde caminha a EPT?

A última Revista RET-SUS do ano de 2015 vem fazer um balanço de um programa que nasceu a partir da necessidade de ampliar o acesso ao ensino técnico no país. Na matéria de capa, especialistas da educação profissional técnica (EPT) analisam os caminhos trilhados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), identificando como se deu a expansão dos cursos de educação profissional financiados pelo governo federal.  

Outro tema de destaque desta publicação, que faz parte da seção ‘Especial, é a 15ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada de 1º a 4 de dezembro deste ano. Esse espaço de debate sobre a saúde pública foi atravessado pela crise política, especificamente, pelo anúncio de abertura do impeachment da presidente da República Dilma Rousseff. A 15ª CNS foi precedida pela Marcha em Defesa do SUS, que reuniu em torno de 10 mil pessoas ligadas à saúde, movimentos sociais e centrais sindicais. Mas foram atos em defesa da permanência da presidente que mais chamaram a atenção.  

A revista segue com a seção ‘Em Rede’, trazendo os trabalhos de conclusão de cursos da turma-piloto do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Saúde da RET-SUS, que envolveu nove escolas da Região Nordeste. Na sequência, uma matéria sobre a Especialização Técnica de Nível Médio em Radioterapia, sob a coordenação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no Rio de Janeiro, que inicia no primeiro semestre de 2016, pretendendo formar 160 especialistas, durante 18 meses.

Na seção ‘Escola em Foco’, a participação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) no Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba, que aconteceu de 30/10 a 2/11, no Piauí. E, em ‘Trajetória’, a história de Auristela Viana da Silva, egressa do curso de Auxiliar em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb). A jovem de 26 anos é uma das únicas três pessoas de que se tem conhecimento no mundo com aglossia congênita isolada, ou seja, ausência total do órgão da língua, sem que haja outras deformidades.

Em ‘Aconteceu’, um giro pela ESP-MG, ETSUS Unimontes (MG), EMS (SP), ETSUS Maranhão, Etesb (DF), EFTS (BA), ETSUS Vitória (ES), ETSUS Blumenau (SC), ETSUS Acre, ETSUS Piauí, ETSUS Sergipe e EPSJV (RJ). Por fim, em ‘Panorama’, os investimentos que fazem parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma boa leitura!

Conselho Editorial da RET-SUS