revista ret-sus

Determinações da formação profissional

As mudanças do perfil epidemiológico brasileiro são complexas, com destaque para o crescimento das doenças crônicas não transmissíveis, o que implica para as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) planejamento estratégico quanto à oferta de cursos de qualificação e técnicos em saúde. Diante disso, a Revista RET-SUS nº 77, em sua matéria de capa, apresenta como as ETSUS pensam a formação em saúde face às modificações, em longo prazo, dos padrões de morbidade, invalidez e morte da população brasileira.

Na seção ‘Especial’, a cobertura da 22ª Conferência Mundial de Promoção e Educação na Saúde, promovida pela primeira vez no Brasil pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (Uipes), em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em maio deste ano. O evento, que se destacou pela salvaguarda da democracia como garantia da promoção da saúde, estava imerso em onda de manifestações contra o encaminhamento dado ao afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, caracterizado como golpe à democracia brasileira. No mês de maio, ainda, em São Paulo, e na mesma direção, foi promovido, pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), o 5º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, com destaque para a defesa de direitos conquistados com a Lei da Reforma Psiquiátrica.

A Oficina Nacional da RET-SUS, realizada em Brasília, nos dias 7 e 8 de julho, faz parte, por sua vez, da seção ‘Em Rede’ desta publicação, apresentando o Projeto de Apoio Estratégico e Fortalecimento da Formação Técnica de Nível Médio em Saúde, abrigado na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e que inclui, entre outras ações, a Secretaria de Comunicação desta Rede.

Em ‘Aconteceu’, um giro pela ESP-CE, ESP-MG, Efos (SC), ETSUS-PA, ETSUS-AC, EPSJV (RJ), Cetas (RO), ETSUS Vitória (ES), Etsal (AL), Cefor-RH-PR, ESP-PE, CEP-Saúde (GO) e ETSUS Blumenau (SC). Finalizando, a seção ‘Panorama’ traz um resumo do artigo ‘Agrotóxicos – liderança indesejável no mundo’, do jornalista Washington Novaes, chamando atenção para as altas doses de resíduos químicos em frutas, verduras e legumes.

Uma boa leitura!

Editoria Geral da RET-SUS