destaques

01/07/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Novos técnicos em citopatologia são formados pela ESP-PE

A Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESP-PE) promoveu, no dia 18 de junho, a cerimônia de formatura dos 12 alunos do curso Técnico em Citopatologia. Célia Borges, gerente da escola, lembrou que o curso tem como foco o fortalecimento da política pública de saúde, gerando mudanças de práticas e, consequentemente, qualidade na assistência prestada aos usuários.  “Os trabalhadores que concluíram a formação estão aptos ao exercício da profissão que não é exclusivamente técnica, mas agrega valores ético-humanísticos”, destacou.

Os formandos — trabalhadores dos municípios da 1ª Gerência Regional de Saúde do estado — receberam a certificação técnica sob os aplausos de familiares, amigos, docentes e gestores da Secretaria Estadual de Saúde (SES). “A atuação do técnico em citopatologia vai além da análise e do diagnóstico de exames. É uma atividade de extrema responsabilidade, que reflete na vida dos usuários do SUS e de suas famílias”, observou a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde de Pernambuco, Ricarda Samar.

A formanda Maria da Paz lembrou que o nome dado à turma — Superação — não foi à toa. “Foram muitos momentos de dificuldade, pensei em abandonar o curso, mas persisti e estou muito agradecida e feliz”, revelou emocionada. Apesar de servidora há 25 anos, ela contou que foi somente com o curso que passou a se sentir reconhecida e valorizada em seu trabalho. “Gostaria que mais pessoas tivessem acesso a esse tipo de formação. Hoje, posso dizer que trabalho com prazer”, acrescentou a nova técnica.

 

Trajetória

O técnico em citopatologia cumpre um papel imprescindível nos serviços de apoio ao diagnóstico do câncer prestado no SUS. A profissão foi incluída no ano de 2008 no Catálogo de Cursos Técnicos do MEC, após um contexto de luta pelo reconhecimento e regulamentação da profissão que, hoje, consta, também, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O curso técnico da ESP-PE está organizado em 1.740 horas, sendo 1.200 horas de aulas teóricas/práticas e 540 horas de estágio supervisionado. 

Comentários

Olá, bom dia. Gostaria de saber quando irá formar novas turmas para o curso de Citopatologia? E informações de valor, requisitos e etc.
Grata!

Sheila,

A RET-SUS é composta por 40 escolas técnicas, centros formadores de recursos humanos do SUS e escolas de Saúde Pública que existem em todos os estados do Brasil. Os cursos são oferecidos por cada uma delas, em suas regiões de abrangência. Sugerimos entrar em contato diretamente com a escola da sua região para que possa saber sobre abertura de turma e outras informações relativas ao curso de seu interesse.

No site da Rede (www.retsus.fiocruz.br), clique no item ‘escolas’ do menu principal, localizado à esquerda da página inicial do site. Escolha a região do Brasil (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste ou Sul) na qual a ETSUS que você procura se localiza, ou clique no item ‘todas’. Em seguida, você deve clicar no nome da ETSUS do seu interesse. Agradecemos seu contato.

Atenciosamente,
Secretaria de Comunicação da RET-SUS.

Comentar