
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) promove durante este ano de 2016 a segunda edição do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (Cegtes). No dia 12 de agosto, os alunos participaram da disciplina Valorização do trabalhador do SUS: política de humanização e saúde do trabalhador, ministrada pela servidora Daniene Santos, do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da ESP-MG. Na ocasião, foram discutidas as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), com foco na dimensão da valorização do trabalhador do SUS. No dia 17, a escola recebeu a mestre em Educação e pesquisadora em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Neuza Moysés, coordenadora nacional do Cegtes.
Vale citar que a especialização, que tem o apoio dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), pretende formar gestores especialistas na área da gestão do trabalho e da educação em saúde, com base em três eixos fundamentais: Políticas Públicas e Gestão do Trabalho e Educação em Saúde; Gestão da Educação na Saúde; e Gestão do Trabalho e Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) nos estados e municípios brasileiros. Ao fim do curso, os alunos apresentam seus trabalhos de conclusão de curso (TCCs), trazendo um exemplo de intervenção em seus locais de atuação e mostrando a realidade de cada município.
Comentários
Luis Carlos Soa... respondeu em Link permanente
Gostaria de ter a oportunidade de ingressar neste curso, pois sou gestor em saúde do estado do Pará.
katia respondeu em Link permanente
Luis,
Os cursos são ofertados de forma descentralizada pelas escolas da RET-SUS em suas regiões de abragência. Para saber informações sobre o curso de seu interesse, orientamos entrar em contato diretamente com a escola da sua região, neste caso com a ESP-MG. Para acessar os dados das escolas da RET-SUS, basta clicar no link 'escolas', localizado no menu à esquerda do site da RET-SUS.
Secretaria de Comunicação da RET-SUS
Simone Tateishi respondeu em Link permanente
Estes cursos são muito importantes. Poderia haver uma parceria entre a Fiocruz e a SES/SP para trazê-lo para SP.
katia respondeu em Link permanente
Simone,
Os cursos são ofertados de forma descentralizada pelas escolas da RET-SUS em suas regiões de abragência. Sugeriria entrar em contato com a ESP-MG para saber sobre a parceria realizada entre a escola e a Fiocruz. Seguem os contatos da ESP-MG:
Tels. (31) 3295-5090 / 6772 / 5896 / (31) 3295-5854 (Ascom) / (31) 3275-0582 (Ascom)
E-mail: comunicacao@esp.mg.gov.br (Ascom)
Comentar