destaques

17/12/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Alunos da ETSUS-SE confeccionam primeira prótese dentária

Alunos do Curso Técnico em Prótese Dentária da Escola Técnica do SUS de Sergipe (ETSUS-SE) produziram a primeira prótese dentária da escola. Segundo a assessora pedagógica Rosyane Santos, os discentes assimilaram com êxito a proposta pedagógica e metodológica utilizada no curso, especialmente as aulas práticas, e, com 54% da carga horária total do curso já realizada, produziram individualmente uma prótese total removível. “Reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia, o técnico em prótese dentária é o profissional de saúde que, em conjunto com o cirurgião-dentista, é responsável pelo planejamento e execução dos trabalhos técnicos odontológicos voltados para o restabelecimento da capacidade funcional e estética do paciente por meio da prótese”, explicou Rosyane.

O diretor da ETSUS-SE, Alessandro Augusto Soledade Reis, revela que a primeira peça protética elaborada pelos alunos do curso apresenta o devido rigor na sua elaboração e qualidade na sua caracterização, em atenção aos conteúdos apresentados no curso, respeitando as proporções dentárias e os princípios estéticos. "Por se tratar de um curso oneroso, poucos estados brasileiros se dispuseram a realizar o projeto”, destacou.

O curso da ETSUS Sergipe, por meio de financiamento do Ministério da Saúde e da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Federal de Sergipe, envolve 18 discentes que deverão formar-se em 2016. Reis acrescentou que a iniciativa irá contribuir com o aumento da produção de próteses no país — somente 25% dos municípios têm capacidade produtiva do material — e reduzir a escassez de recursos humanos para os laboratórios.

Dentre as temáticas trabalhadas na formação destacam-se as políticas públicas de saúde no Brasil e em Sergipe, a segurança no trabalho, a biossegurança nas ações de saúde e as noções básicas de primeiros socorros, a comunicação em saúde e o controle social, a ética profissional e a legislação específica. Fazem parte também do currículo a parte específica, como o uso de materiais dentários e manipulação de equipamentos protéticos, que contempla conhecimentos sobre estética em prótese dentária, a preparação e os cuidados com moldes e modelos, a anatomia da unidade dentária, a reabilitação oral e a prática de confecção de peças protéticas com os diversos tipos de próteses, além dos princípios da implantodontia e noções de administração em serviço laboratorial.

Comentar