destaques

05/02/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Alunos do Aperfeiçoamento em Combate às Endemias em visita técnica

Alunos do curso de Aperfeiçoamento em Vigilância em Saúde para os Agentes de Combate às Endemias, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), realizaram, em janeiro, uma visita técnica à Unidade de Ultra Baixo Volume (UBV), responsável pelo combate de mosquitos transmissores de doenças. A atividade complementa os conteúdos vistos em sala de aula sobre saúde do trabalhador e controle químico, inerentes ao terceiro módulo da formação, além de preparar os discentes para o serviço. “Essa visita amplia nossa visão de trabalho”, observou Fernando Mota, aluno do curso e servidor da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O curso, realizado pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP-CE, em parceria com as secretarias de Saúde do Estado (Sesa) e Municipal de Fortaleza, financiado pelo Ministério da Saúde, acontece de forma presencial, com uma carga de 180 horas, dividida em momentos de concentração e dispersão. São quatro unidades didáticas: Organização do SUS e o trabalho do agente de combate às endemias; Vigilância em Saúde; Saúde do trabalhador e controle químico; e Programas e ações para prevenção e controle de endemias. Participam da formação 240 profissionais, divididos em oito turmas.

Comentários

Parabéns por mais esta iniciativa.
É desta forma que os profissionais atuam dentro de sua área: capacitação, valorização, entre outros.
Abraço a todos.

Boa tarde, primeiro parabenizar pelo curso. Gostaria de saber qual a grade que foi usada neste curso de aperfeiçoamento, pois trabalho com agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, ministrando capacitações.

A RET-SUS (Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde) é uma rede governamental criada pelo Ministério da Saúde (MS), pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e pela Representação da Organização Pan-Americana (OPAS) no Brasil, para facilitar a articulação entre as Escolas Técnicas do SUS (ETSUS) e fortalecer a Educação Profissional em Saúde. É uma estratégia de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos.

A Rede é composta por 40 escolas técnicas, centros formadores de recursos humanos do SUS e escolas de Saúde Pública que existem em todos os estados do Brasil. São todas instituições públicas voltadas, prioritaria e principalmente, para a formação dos trabalhadores de nível médio já inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessas, 33 são estaduais, seis são municipais e uma é federal.

Para obter mais informações sobre os cursos oferecidos pelas ETSUS siga o seguinte passo-a-passo:
 
1- Acesse o site da Rede, em www.retsus.fiocruz.br;
2- Clique no item ESCOLAS do menu principal, localizado à esquerda da página inicial do site;
3- Escolha a região do Brasil (NORTE, CENTRO-OESTE, NORDESTE, SUDESTE ou SUL) na qual a ETSUS que você procura se localiza ou clique no item TODAS;
4- Em seguida, você deve clicar no nome da ETSUS do seu interesse;
5- Na página da ETSUS escolhida, você encontrará uma descrição resumida da escola, assim como endereço, telefone e e-mail para contato.
6- Para saber a relação de cursos da ETSUS, clique no link CURSOS QUE A ESCOLA OFERECE, localizado abaixo da descrição resumida da escola;
7- Para informações adicionais relacionadas ao período de realização, inscrições, pré-requisitos e público-alvo dos cursos, sugerimos que entre em contato diretamente com a ETSUS de seu interesse.
8- Na mesma página, você também poderá ter outras informações sobre a escola, clicando em NOTÍCIAS DA ESCOLA NA REDE, logo abaixo de CURSOS QUE A ESCOLA OFERECE

Att,
Equipe da Secretaria de Comunicação da RET-SUS
 

Comentar