destaques

12/03/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Alunos do Técnico em Vigilância em Saúde da ESP-CE em ações educativas

Palestras, rodas de conversa e caminhada. Essas foram algumas das ações educativas promovidas pelos alunos do curso Técnico em Vigilância em Saúde da Escola de Saúde Publica do Ceará (ESP-CE), da turma do Sertão Central, nos municípios de Quixadá, Banabuiú, Choró e Quixeramobim. As atividades, planejadas pelos próprios discentes, que tiveram o cuidado de analisar os dados epidemiológicos e a situação de saúde de cada localidade, fizeram parte da unidade didática Educação e Comunicação em Saúde, tendo como objetivo estimular a participação dos alunos como técnicos em formação que precisam intervir de forma positiva no processo de atenção à saúde.

Em Banabuiú, sob o tema Adolescentes livres nas atitudes, mas reféns das consequências, os alunos conversaram com os adolescentes do Colégio Liceu - Jacob Nobre de Oliveira Benevides sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Em Choró, em uma comunidade da zona rural, foi promovida uma roda de conversa sobre a leishmaniose visceral (calazar). O tema encontrou justificativa no alto índice de pessoas acometidas pela doença.

Na cidade de Quixadá, os futuros técnicos promoveram, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), uma palestra com idosos sobre a importância de uma alimentação saudável e a melhor forma de tratar as diabetes e, em um segundo momento, conversaram com os moradores de Tapuiará sobre a forma correta de criar animais na zona rural. Já, em Quixeramobim, eles se mobilizaram em torno do tema do uso consciente da água. A campanha Acorda Quixeramobim resultou em uma caminhada pelas principais ruas do centro da cidade, com distribuição de panfletos e alertas. A ação contou com a parceria do Sistema Autônomo de Água e Esgoto, da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, da Câmara de Vereadores e das escolas do município. 

Comentários

Adorei a citação "roda de conversa". Sou formada na primeira turma de Técnico em Vigilância em Saúde (TVS), aqui, no município de São Paulo. Eu disse que adorei a citação, bem como a prática, porque eu entendi, no curso, que não é possível promover promoção da saúde sem uma "conversa" em roda, entre os profissionais da saúde e munícipes. Em suma, entre as pessoas envolvidas, para que sejam traçadas estratégias que melhorem a saúde da população.

Sou aluna do Técnico em Vigilância em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará. Sou de Quixeramobim. Foi muito prazerosa essa ação. O mundo precisa de mais ações dessas.

Sou aluno do CTVS (Curso Técnico em Vigilância em Saúde) da ESP-CE (Escola de Saúde Pública do Ceará). Sou de Banabuiú. A nossa ação foi direcionada para os jovens, com o tema Adolescentes livres nas atitudes, mas reféns das consequências, por meio do qual abordamos assuntos presentes no nosso cotidiano, com apresentação de slides e roda de conversa, tornando a nossa ação bem atrativa.

Comentar