A Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha (ETSUS), vinculada ao Instituto Dom Moacyr, no Acre, formou 18 profissionais no Curso Técnico em Alimentação Escolar. A formação faz parte do Programa Pró-Funcionário, cujo foco é a capacitação, em nível técnico, de funcionários da rede escolar. A turma foi composta por merendeiras de escolas públicas e municipais da capital Rio Branco.
Uma feira de alimentos, com apresentações de formas de se obter o aproveitamento integral dos produtos para consumo humano, marcou o encerramento do curso. As receitas foram preparadas pelas alunas a partir do cardápio servido diariamente nas escolas. Quem acompanhou o evento, pode degustar as refeições e receber sugestões de como utilizar todas as partes dos alimentos, como casca, semente, folha, talo e a própria polpa. A proposta buscou mostrar que a atitude, além de nutritiva, contribui para a diminuição do acúmulo de lixo orgânico.
A alimentação integral proposta para as escolas tem como princípio a diversidade dos alimentos e a complementação das refeições para reduzir custos, realizar o preparo rápido e proporcionar um paladar regionalizado para as crianças. “Percebemos que as profissionais irão levar melhorias aos cardápios escolares, trazendo mais qualidade de vida e trabalhando para a diminuição da obesidade infantil e outros agravos à saúde”, esclareceu Anna Abreu, coordenadora-geral da ETSUS Acre.
Comentar