destaques

10/12/2015 Versão para impressãoEnviar por email

Dois novos cursos iniciados na ESP Iguatu

O dia 6 de novembro ficou marcado com a inauguração, na Escola de Saúde Pública de Iguatu (CE), de dois novos cursos. Tratam-se dos aperfeiçoamentos em Vigilância à Saúde e Planejamento e Orçamento para Operadores do Controle Social. Na data, foi também realizada a entrega simbólica dos certificados da 1ª Mostra de Formação Técnica na Saúde de Iguatu e dos kits de estágio do curso Técnico em Enfermagem. De acordo com a superintendente da escola, Samara Ferreira Pequeno Leite, os cursos têm carga horária de 220 horas — cada um, com previsão de término em maio de 2016.

O Aperfeiçoamento em Vigilância à Saúde, destinado a profissionais da área, tem como objetivos desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias aos técnicos para a execução de atividades relacionadas  à área, compreender a constituição e operacionalização dos componentes de investigação, monitoramento e avaliação dos riscos e os determinantes dos agravos e danos à saúde e ao meio ambiente, apresentar os conceitos e estratégias de controle e monitoramento de doenças, endemias e de vetores e auxiliar na compreensão do  planejamento dos processos de trabalho da vigilância em saúde.

Por sua vez, a formação em Planejamento e Orçamento para Operadores do Controle Social, cujo foco é a área da assistência social das redes municipal e estadual de saúde, visa a debater a participação, a democracia e o controle social, bem como a relação entre capital e trabalho e as implicações na política de saúde. O curso pretende fazer um resgate histórico das políticas de saúde, abordar a gestão e o financiamento do SUS, bem como o processo orçamentário da administração pública, com ênfase na política de saúde, e estimular a participação dos conselheiros no processo de planejamento da política locorregional. 

Comentar