destaques

12/11/2015 Versão para impressãoEnviar por email

EPSJV promove formação de jovens moradores de assentamentos rurais

O curso Cooperativismo e Agroecologia, promovido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), formará 32 jovens moradores de assentamentos do estado do Rio de Janeiro, de 15 a 29 anos. O curso é fruto de uma parceria entre a EPSJV, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera/INCRA) e a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ).

O trabalho, selecionado no edital Residência Agrária Jovem (RAJ), do Pronera, que tinha como objetivo financiar projetos nos assentamentos que incorporem a juventude para fortalecer a produção da vida nos assentamentos, envolve estudantes de ensino médio e pós-médio, moradores de assentamentos e acampamentos das regiões Norte, Sul e Baixada Fluminense, como Dandara dos Palmares, Campo Alegre, Francisco Julião, Madre Cristina e Terra Prometida, entre outros.

Os jovens recebem uma bolsa-auxílio para participarem do curso, que está organizado na alternância entre tempo escola e tempo comunidade, promovendo uma articulação entre a teoria e a prática. A formação iniciou em julho deste ano, com a realização de um tempo escola em Campos (RJ), e deverá terminar em outubro de 2016, quando serão apresentados os trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), trazendo pesquisas sobre o território, com o objetivo de promover a iniciação científica nas escolas do campo.

O conteúdo do curso é baseado em quatro componentes curriculares: Juventude, Identidade e Cultura; História e Trabalho; Território e Pesquisa; e Fundamentos do Cooperativismo e Agroecologia. Além desses componentes, a formação traz oficinas de teatro, mídias alternativas e expressão e comunicação, além de um tempo reservado para a auto-organização e encaminhamentos das pesquisas.

Comentar