
O curso Técnico em Vigilância em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), promovido por sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps), no Sertão Central do Ceará, realizou entre os dias 27 e 30 de maio ações de educação em saúde nos municípios de Senador Pompeu, Solonópole e Pedra Branca. As atividades fizeram parte da unidade didática Educação e Comunicação em Saúde, cujo objetivo é estimular os trabalhadores do SUS a identificarem fragilidades e potencialidades em seu município e, consequentemente, elaborarem um plano de atuação com ações educativas.
As atividades foram planejadas e articuladas com base nos dados epidemiológicos de cada município. Dividida em cinco equipes, a turma elaborou um projeto e executou — cada uma delas — uma ação de educação em saúde em sua região. Na avaliação da coordenação do curso técnico, Roberta Diniz, o comprometimento dos alunos na elaboração, no planejamento, na articulação e no desenvolvimento das atividades foi exemplar.
Segundo ela, a formação traz, em sua composição, a importância de preparar os alunos como futuros profissionais com capacidade de reconhecer, compreender, analisar as situações e os processos de saúde e realizar intervenções em prol da melhoria da saúde individual e coletiva. “Cada ação realizada refletiu no desenvolvimento da visão técnica que cada aluno tem sobre a situação de saúde do município, favorecendo uma postura ética, proativa e crítico-reflexiva sobre a formação, a articulação das redes de atenção à saúde e a educação”, observou a supervisora pedagógica e facilitadora da formação, Francilete Gomes.
Na prática
Em Senador Pompeu, os alunos promoveram ações de controle da dengue em bairros do município, um debate sobre a importância da segunda dose da vacina contra o vírus HPV, com alunos do 6ª ao 9ª ano da Escola de Ensino Fundamental Melvin Jones, e uma caminhada para sensibilizar a população sobre a importância de todos colaborarem com ações de despoluição e preservação do rio Banabuiú. Essa demanda surgiu após uma visita técnica, realizada às margens do rio, como parte de uma atividade desenvolvida na unidade didática sobre o tema Microbiologia e Toxicologia.
Em Solonópole, os alunos identificaram a necessidade de atualizar os profissionais de saúde quanto às novas ações e portarias que tratam da dengue. Eles promoveram uma palestra com a presença de agentes de combate às endemias, profissionais do hospital municipal e dos alunos do curso Técnico em Enfermagem da ESP-CE.
Em Pedra Branca, os estudantes elegeram o distrito de Minerolândia, devido aos casos de dengue notificados, para sensibilizar a população quanto à importância de todos colaborarem para erradicar a doença no município, com visitas domiciliares, orientações e distribuição de panfletos. O grupo contou com a parceria das secretarias de Saúde e de Educação do município, além da participação efetiva do Colégio Dom José Mauro, dos agentes de combate às endemias, dos alunos de Senador Pompeu e da equipe de garis. Após a orientação dos alunos do curso Técnico em Vigilância em Saúde, foi realizada a limpeza dos quintais dos moradores, com o apoio dos garis.
Comentários
Francisco Rindo... respondeu em Link permanente
Foi tudo muito proveitoso. Como aluno, estarei capacitado para atuar nas quatros vigilâncias. Nós, de Senador Pompeu, estamos muito agradecidos.
Comentar