O Núcleo de Educação e Formação em Saúde do Espírito Santo teve aprovado, pelo Sistema Educacional do Estado, o plano do curso Técnico de Vigilância em Saúde, que engloba os cursos de vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica. De acordo com a Escola, a demanda por esse curso é muito grande devido à grande quantidade de técnicos que já trabalham com mais de uma área da vigilância nos municípios do estado.
O curso será composto por quatro módulos, num total de mais de 2mil horas-aula. Cada fase representará a formação em uma área da Vigilância em Saúde, podendo haver saídas intermediárias. Completando todos os módulos do curso, o aluno se formará técnico. Inicialmente, haverá um projeto-piloto com duas turmas de 36 alunos cada, atendendo aos cinco municípios da Grande Vitória. Ainda não há previsão para o início das aulas.Segundo Naya Athayde, diretora da ETSUS, esse é um grande avanço para a Escola, que ainda está “batalhando para iniciar o curso de agentes comunitários de saúde” e para a Educação Profissional em Saúde.
Comentários
Ezequiel Cocki Gomes respondeu em Link permanente
Sou funcionário da Vigilância Ambiental em Saúde de Presidente Kennedy (ES). Gostaria de saber se há possibilidade de o governo estadual ofertar o Curso Técnico em Vigilância em Saúde, aqui na Região Sul do Espírito Santo.
katia respondeu em Link permanente
Ezequiel,
Os cursos são ofertados de forma descentralizada pelas escolas da RET-SUS em suas regiões de abragência. Para saber informações sobre o curso de seu interesse, orientamos entrar em contato diretamente com a escola da sua região. Para acessar os dados das escolas da RET-SUS, você pode clicar no link 'Escolas", localizado no menu à esquerda. No Espírito Santo, há duas escolas pertencentes à RET-SUS. São elas: Núcleo de Educação e Formação em Saúde da SES/ES (Nuefs); e Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde Profª Ângela Maria Campos da Silva (ETSUS Vitória).
Att,
Secretaria de Comunicação da RET-SUS
Comentar